Passar para o Conteúdo Principal
Câmara Municipal de Chaves
pesquisar

Aquae Flaviae: 71 edições a preservar a história e a identidade regional

27 Janeiro 2026

A Sala Polivalente da Biblioteca Municipal de Chaves acolheu na sexta-feira, dia 13 de janeiro, a apresentação pública da 71ª edição da Revista Aquae Flaviae, cuja capa é dedicada à Capela de Nossa Senhora do Pópulo. Esta edição reúne 12 trabalhos centrados na história, no património e na identidade do concelho de Chaves e da região.

A sessão de apresentação contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal, Paula Chaves e da Presidente da Direção do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Isabel Viçoso, num momento de reconhecimento público do percurso e da relevância desta publicação.

Paula Chaves enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido por esta Associação, sublinhando o seu contributo literário, histórico e cultural, amplamente reconhecido pela autarquia. A Vereadora salientou ainda o exemplo de resiliência da Associação, que desde 1986 mantém duas edições anuais ininterruptas, constituindo um valioso repositório de factos, memórias, património e tradições, de inestimável importância, sobretudo para as gerações futuras.

Com a missão de desvendar e divulgar vivências e espaços emblemáticos do Alto Tâmega, a publicação inclui estudos diversificados de natureza patrimonial, natural e histórica da região, entre os quias se destacam artigos sobre as Mamoas da Serra do Alvão, em Vila Pouca de Aguiar; e a história das Pedras Salgadas, que aborda o transporte da água mineral em 1884, realizado em carros de bois da raça maronesa, num percurso que durava 48 horas até à Régua, da autoria de Paula Morais e Cristina Carvas, com base numa exposição inaugurada em julho de 2020.

A edição inclui ainda artigos dedicados sobre as Invasões Francesas, nomeadamente sobre a forma como Chaves se libertou da ocupação em 1808, assim como estudos sobre a Capela de Nossa Senhora do Pópulo, fundada em 1516. Integram igualmente esta edição o ‘Histórico da Escola do Magistério Primário em Chaves’, da autoria de Barroso da Fonte, e um resumo biográfico de António Cirurgião, natural de Soutelinho da Raia, professor catedrático nos Estados Unidos, atualmente com 93 anos.

Conteúdo atualizado em27 de janeiro de 2026às 13:01