No âmbito das comemorações do 41º aniversário da revolução do “25 de abril”, Chaves associou-se ao evento com um programa de atividades diversificado.
As comemorações tiveram início no passado dia 22 de abril, com a peça de teatro musical infantil “Princesinha Solidão”, no Auditório do Centro Cultural. No dia 23 de abril, a Orquestra de Cordas da Academia de Artes de Chaves (AAC) subiu ao palco do Centro Cultural para um concerto, seguido no dia 24 de recitais pelos alunos da AAC, durante a tarde, e à noite um concerto pela Orquestra do Norte e Ensemble Vocal Pro Musica, na Igreja Matriz.
Logo pela manhã do dia 25 de abril, pelas 09h00, no Pavilhão Municipal, cerca de 60 pessoas participaram no Festand de Andebol, seguindo-se a Marcha da Liberdade, num percurso de 9 km, uma iniciativa que este ano contou com cerca de 180 participantes de todas as gerações. A cerimónia oficial do Hastear da Bandeira Nacional decorreu na Praça de Camões, pelas 10h00, com a presença das três corporações de Bombeiros, da Banda Musical de Rebordondo e Coro Infantil da Escola Básica de Santa Cruz/Trindade de Chaves, que interpretou o Hino Nacional, a Marcha de Chaves, bem como canções alusivas ao 25 de Abril. Foi uma cerimónia do agrado dos muitos munícipes presentes que se quiseram associar a este momento tão evocativo da história portuguesa.
Às 11h30 realizou-se uma aula de hidroginástica e atividades aquáticas para crianças e jovens, na Piscina Municipal, indo de encontro às expectativas dos cerca de 60 participantes.
Pela tarde, no Pavilhão Municipal teve lugar o habitual “Encontro Municipal de Futsal Infantil”. A iniciativa contou com a participação de 10 equipas com idades dos 7 aos 12 anos. Foi uma tarde bem passada para as cerca de 100 crianças participantes, tendo sido realizados 15 jogos. No final foi entregue a todos os participantes nas atividades desportivas uma t-shirt, um lanche e um chapéu alusivo ao evento.
À noite, pelas 21h30, teve lugar um concerto no Cine Teatro Bento Martins (Teatro Experimental Flaviense).