Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Arquivo Municipal recebe exposição permanente de artefactos encontrados no local que remontam a vários períodos da história

18 Maio 2015

Até ao final deste mês, ficam concluídos os trabalhos de consolidação e conservação das estruturas arqueológicas descobertas durante a construção do Arquivo Municipal de Chaves.

Recorde-se que em 2007, aquando do início das obras, foram realizadas sondagens nas traseiras do edifício que revelaram a existência de uma parte da antiga Muralha da Cidade Medieval, uma necrópole visigótica e parte da trama urbana da cidade romana de Aquae Flaviae. As descobertas possuem um elevado significado histórico para a comunidade flaviense e acrescentaram consideravelmente ao conhecimento da história urbana de Chaves.

O Município pretende musealizar as estruturas resultantes das escavações, de forma a permitir aos cidadãos o contacto com os achados, através de uma plataforma de observação no local e de uma exposição permanente. De entre os numerosos objetos que estarão expostos, damos especial destaque para uma moeda de ouro do período visigótico. Trata-se de um triente mandado cunhar pelo rei Égica em Mérida entre os anos 687 e 698 d.C. e é muito rara e de enorme valor, segundo os arqueólogos.

Esta iniciativa pretende dar a conhecer aos flavienses e a outros visitantes mais curiosos uma parte importante da história de Chaves e, ao mesmo tempo, ajudar na compreensão da evolução das várias civilizações que habitaram esta região.