O Município de Chaves celebrou o Dia da Cidade e do Município com um amplo cartaz cultural e desportivo, num programa de 8 dias, com atividades variadas para todos os públicos.
Do diversificado programa cultural fizeram parte vários concertos musicais, pela Academia de Artes de Chaves, pela Orquestra do Norte, pelas Bandas Filarmónicas de Loivos e de Rebordondo, contemplando também a entrada gratuita e visita guiada às exposições patentes no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, espetáculos de dança e ainda o Fotografa - Raid Fotográfico, terceiro concurso de fotografia de rua.
O Centro Histórico em Festa contou com a Festa das Esplanadas, Chaves Shopping Night Out e animação de rua.
Para os amantes do desporto foi realizada a XXVI Maratona de Futsal “Cidade de Chaves” e a III prova Aquae Flaviae Night Running – Chaves, este ano com a participação de mais de 900 pessoas.
Especial destaque para o concerto da fadista Carminho, na noite de 08 de julho, no jardim do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que contou com a adesão em massa da população flaviense, tendo uma assistência de mais de 5.000 pessoas.
Na cerimónia oficial de condecorações, procedeu-se ainda às distinções honoríficas municipais que contemplaram a atribuição da medalha de Dedicação, Grau Ouro à funcionária do Município Maria de Fátima Caeiro, a Medalha de Mérito, Grau Ouro a Amândio Anes de Azevedo, à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidago, a Carlos Magno Castanheira, a Maria Assunção Esteves e Ricardo Carlos Pereira a medalha de Mérito, Grau Prata, a título póstumo a Alberto Assenção Mendonça, à empresa A.S. Metais Fabrico e Lacagem, L.da, Daniel José Fernandes Pinheiro, a titulo póstumo a Eduardo Guerra Carneiro, João Manuel Pereira Junqueira e Ricardo Alberto Pires Rebelo e a medalha de Mérito, Grau Cobre a Diogo Daniel Pires Brás e Margarida Santos de Carvalho.
Esta cerimónia contou também com a assinatura da Carta de Geminação entre a cidade de Chaves e a cidade de Angoulême, em França, pelos respetivos Presidentes de Câmara.
De referir que esta geminação pretende fortalecer a tradição das relações de amizade e de colaboração entre a França e Portugal, dada a importante presença da comunidade de origem portuguesa e flaviense em Angoulême.