Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Pastel de Chaves conquista denominação de produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP)

27 Maio 2015

A Comissão Europeia reconheceu esta terça-feira (26-05-2015), o Pastel de Chaves como produto com Indicação Geográfica Protegida (IGP). É um final feliz, após um longo processo burocrático, para um produto que há muito conquistou um lugar de destaque na gastronomia nacional, numa aposta que lhe valeu o epíteto de “melhores pastéis folhados de Portugal”.

Este processo tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Chaves em parceria com a ACISAT que se constituiu para o efeito como Agrupamento de Produtores, entidade a quem a gestão do nome foi agora legalmente confiada pela comunidade europeia, com a função de zelar pela defesa dos produtores e consumidores.

O Município com esta iniciativa pretendeu sempre defender a produção concelhia do genuíno Pastel de Chaves contra imitações e utilizações abusivas, de um património que é propriedade de todos os flavienses, pelo que se congratula por finalmente ver reconhecido e registado o Pastel de Chaves como IGP.
O reconhecimento do Pastel de Chaves vai permitir, a partir de agora, a sua maior proteção e valorização, ficando assim proibidas quaisquer práticas de imitação e fraude que possam pôr em causa a genuinidade deste produto. Só o pastel produzido em Chaves poderá ser vendido como Pastel de Chaves, e ao adquirir um produto que beneficie de uma IGP o consumidor tem a garantia que o produto foi produzido através de métodos ancestrais, que possui características sápidas e aromáticas inigualáveis, e que foi sujeito a um rigoroso sistema de controlo independente, instituído ao longo da sua fileira de produção.

Atualmente são produzidos mais de 25 mil pastéis, distribuídos por cerca de 30 unidade de produção, o equivalente a 8 milhões de pastéis por ano e resultando em cerca cinco milhões de euros gerados na economia local.

O aumento da procura a nível nacional do Pastel de Chaves, reconhecido como um produto tradicional de qualidade, permitiu nestes últimos anos o surgimento de 7 novas indústrias vocacionadas para este produto de excelência, o que representa um importante investimento a nível local, e permitiu a criação de novos postos de trabalho.