Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Construção do “Canil/Gatil” e atividade de ciência 'O Planeta Flavius na Galáxia Experimental' foram as propostas vencedoras do Orçamento Participativo

28 Outubro 2016

A construção do “Canil/Gatil da Associação dos Amigos dos Animais” e a realização da atividade de ciência "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental" foram os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2016.

A primeira proposta, pertencente à Componente 1 - Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos, venceu com 1043 votos, uma diferença de mais 558 votos da proposta que ficou em segundo lugar na mesma componente, com 485 votos.

A segunda proposta, pertencente à Componente 2 - Promoção e Dinamização - Projetos de Âmbito Cultural e Desportivo, venceu com 133 votações, mais 17 votos do que a proposta que ficou em segundo lugar nesta componente, com 116 votos.

Durante a fase de votação, que decorreu entre 15 de setembro e 17 de outubro, foram sufragadas pelos cidadãos 15 propostas, 10 propostas na Componente 1 e 5 propostas na Componente 2. A Componente 1 contou com um total de 2217 votos (2098 votos digitais e 119 votos em papel) e a Componente 2 contou com 455 votações (340 votos digitais e 115 votos em papel).

As duas propostas vencedoras pertencem a Milena Melo - “Canil/Gatil da Associação dos Amigos dos Animais” e Matilde Neves - "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental - Atividades de ciência para alunos do Concelho”.

O projeto da construção do Canil/Gatil foi orçado em 190 mil euros e tem por finalidade a “construção de um novo albergue para animais errantes, com todas as infraestruturas necessárias para o seu bom funcionamento, que ficará localizado na freguesia de Bustelo, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Chaves”.

A atividade "O Planeta Flavius na Galáxia Experimental”, com um orçamento previsto de 30 mil euros, prevê “um conjunto de atividades ligadas à ciência experimental, que durante 2/3 semanas estarão abertas à participação dos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, com a colaboração e dinamização dos alunos do ensino secundário. O objetivo é despertar nas crianças o saber experimental e o gosto pelas ciências, alertando para questões ambientais e desenvolvimento sustentável”.

Saliente-se a elevada participação dos cidadãos flavienses nesta 3ª edição do Orçamento Participativo de Chaves, com mais do dobro dos votos do ano passado (na edição de 2015, foram contabilizados 1.057 registos na plataforma digital do op.chaves.pt), bem como com cidadãos a tentarem votar de vários pontos do país e ilhas dos Açores e da Madeira e mesmo de outros países, nomeadamente flavienses residentes em Espanha, França, Estados Unidos da América, Reino Unido, Alemanha e Angola.

O Município pretende continuar a realizar esta iniciativa, para dar voz aos cidadãos que, de forma responsável, pretendem desempenhar um papel ativo nos destinos da sua cidade.

imagem