Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Rio Tâmega une Chaves e Verín no Dia Mundial do Ambiente

09 Junho 2015

A Eurocidade Chaves-Verín organizou, no passado dia 5 de junho (sexta-feira), a 1.ª Descida Transfronteiriça e Caminhada Ambiental pelo rio Tâmega. Iniciativas que marcaram o Dia Mundial do Ambiente.

O evento mobilizou cerca de 200 pessoas, entre participantes e organização, que responderam positivamente ao desafio lançado pela Eurocidade Chaves-Verín e se juntaram a estas duas atividades. Participaram também nesta iniciativa, elementos da Cruz Vermelha, Proteção Civil e Bombeiros.
O Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín, Juan Manuel Jiménez Morán, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Carlos Penas, deram o ponto de partida aos participantes da descida pelo rio Tâmega em kayak, que reuniu a maior parte dos participantes. O início da atividade decorreu em Rabal, Oimbra (Espanha), e terminou no Açude de Vila Verde da Raia.

Já a caminhada iniciou-se no Centro Cultural de Chaves e terminou também no Açúde, indo de encontro aos participantes da descida do rio. À chegada, teve lugar um almoço convívio, organizado pela Junta de Freguesia de Vila Verde da Raia, que juntou portugueses e espanhóis.

Durante a caminhada, os participantes, munidos de luvas e sacos de plástico foram recolhendo resíduos encontrados ao longo da margem do rio, havendo ainda lugar para uma ação de sensibilização levada a cabo pela Resinorte.

No final, o Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, mostrou-se satisfeito com o sucesso desta iniciativa e salientou o sentimento que une Chaves e Verín, referindo-se às duas cidades como um só povo.

Esta atividade surgiu no âmbito do projeto “Valtâmega - Valorização do Corredor Ambiental do rio Tâmega”, que une as localidades de Chaves e Verín e pretende melhorar a gestão dos recursos hídricos do corredor do Tâmega, revalorizar o mesmo como fio de conexão do território, incorporando, sempre que seja possível, os principais valores naturais, históricos e culturais.

O projeto “Valtâmega” é um projeto de cooperação transfronteiriça, aprovado no âmbito do Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).