Dia 19 de junho, no futuro Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, inicia ciclo de conferências “Chaves como Destino”
Os conceituados arquitetos Siza Vieira e Souto Moura debatem em Chaves, no próximo dia 19 de junho, os elementos icónicos que caraterizam o futuro Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, um espaço museológico que junta dois nomes da arte e arquitetura nacionais, o pintor Nadir Afonso e Siza Vieira, que projetou o edifício. Trata-se de um investimento de 7 milhões e 700 mil euros, que será inaugurado no próximo mês (julho) e colocará a cidade de Chaves no roteiro mundial da arte contemporânea.
Este encontro é o primeiro de um ciclo de conferências organizadas pela Câmara de Chaves, que visam potenciar e promover a cidade de Chaves, a partir de produtos diferenciadores, com base no Turismo Cultural e Criativo, pretendendo igualmente envolver a população.
Para tal, foi já elencado um conjunto de temas específicos que promoverão o debate. Para cada um dos encontros será convidada uma ou mais personalidades de reconhecido mérito científico na área.
Esta primeira conferência, intitulada “Museu Nadir Afonso: Elementos icónicos que o caraterizam - Nadir e Siza”, terá lugar no referido museu, dia 19 de junho, pelas 15h30. Além dos dois arquitetos, contará com a participação de Carlos Magno, jornalista e Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social. O segundo encontro realizar-se-á dia 20 de agosto, sobre o tema “Os Castros no Concelho de Chaves: A imponência da civilização pré romana no concelho de Chaves” no Auditório do Centro Cultural, pelas 16h00, e contará com a presença do Professor Doutor Armando Coelho (da Universidade de Letras da Universidade do Porto) e do Professor e Historiador flaviense, José Carvalho Martins.
As restantes conferências decorrerão até junho de 2017 e serão espaçadas no tempo, ao ritmo de dois a três meses (segundo a disponibilidade dos participantes), de modo a não coincidirem com outros eventos que a autarquia ou outros agentes organizem.