Realizou-se ontem, dia 23 de maio, na Biblioteca Municipal de Chaves, uma Assembleia Participativa do Orçamento Participativo (OP) de Chaves para 2016. A sessão teve como principal objetivo esclarecer eventuais dúvidas sobre este projeto de democracia participativa, tentando assim facilitar a participação de todos os cidadãos.
O Presidente da Câmara Municipal conduziu os trabalhos da Assembleia Participativa. Depois de uma breve apresentação, António Cabeleira respondeu às questões colocadas pelos presentes, quer ao nível da participação geral no OP, quer no esclarecimento de dúvidas mais concretas sobre a apresentação e execução de projetos já idealizados por alguns dos presentes. O autarca fez igualmente um balanço da edição do ano transato, um balanço muito positivo, quer pelo elevado número de propostas apresentadas a votação (16), quer pelo número de votações (1057 votos).
A edição de 2016 encontra-se dividida de acordo com as seguintes fases: apresentação das propostas – de 2 de maio a 17 de junho; votação das propostas – de 15 de setembro a 17 de outubro; divulgação dos resultados – finais de outubro.
O Município disponibiliza um montante de 250 mil euros para propostas de requalificação urbanística e construção e/ou requalificação de equipamentos públicos e 30 mil euros para projetos de âmbito cultural e desportivo.
Poderão participar nesta iniciativa todos os cidadãos maiores de 18 anos e recenseados no concelho de Chaves. Mais informações em http://op.chaves.pt