Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Chaves repõe sinalética do Caminho Português Interior de Santiago

22 Junho 2015
imagemEm Chaves, ponto de chegada e partida de peregrinos, só no primeiro semestre de 2015 já foram registados mais de 1500 peregrinos.
Desde o início de 2010, o Município de Chaves tem vindo a trabalhar em parceria com os municípios de Viseu, Castro Daire, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real e Vila Pouca de Aguiar no sentido de dinamizar o Caminho Português Interior de Santiago, que, nos últimos dois anos, tem vindo a registar elevados índices de peregrinos, sobretudo em BTT.
 
Este caminho tem como suporte científico para o traçado a publicação “Caminhos Portugueses de Peregrinação a Compostela – itinerários portugueses”, do autor catedrático português Pe Arlindo Cunha, especialista em caminhos medievais.
 
O Município de Chaves concluiu recentemente mais uma limpeza do caminho, no início do troço de Oura/Vidago, procedendo também à reposição de sinalética em falta, bem como à retificação de placas de orientação, uma vez que estas têm sido alvo de vandalismo.
 
É importante sensibilizar a população para o facto do Caminho de Peregrinação ser marcado pelo seu percurso histórico, sendo que as alterações e desvios não autorizados servem apenas para prejudicar gravemente todos os peregrinos que numa jornada de meditação e fé pretendem seguir as pegadas dos outrora peregrinos medievais a Santiago. De referir que a sinalética tem sido alvo de referências muito positivas dando notoriedade ao percurso e atraindo cada vez mais visitantes ao interior do país.

Em Chaves, ponto de chegada e partida de peregrinos, só no primeiro semestre de 2015 já foram registados mais de 1500 peregrinos, que a Caminho de Santiago têm proporcionado a divulgação de paisagem, património, e gastronomia através das redes sociais potenciando e valorizando a região. Todos os registos dos peregrinos permitem a cada município auscultar o que se pode fazer para melhorar as condições nos troços, indo de encontro aos objetivos deste projeto intermunicipal que conseguiu ampliar a rede internacional de Caminhos de Santiago, sendo o representante português na Federação Europeia dos Caminhos de Peregrinação a Santiago (http://www.saintjamesway.eu/).

imagem