Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Apresentação do projeto NOVO RUMO A NORTE em CHAVES

30 Março 2016
Seminário “Pouca gente, muita terra, grandes projetos: como atrair investimento?”

Começa em Chaves, nesta sexta-feira, 1 de abril, o ‘road show’ de apresentação do projeto Novo Rumo a Norte (NRN) nas oito sub-regiões NUTS III abrangidas por esta iniciativa da Associação Empresarial de Portugal (AEP). O objetivo é apoiar os empreendedores, micro, pequenas e médias empresas dos 86 municípios da região Norte, independentemente do sector em que operem, no acesso a mais e melhor informação económica e a rentabilizar os diferentes instrumentos de apoio disponíveis até 2020, no quadro do atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia.

A apresentação do projeto ocorrerá durante um seminário que, entre as 12 e as 16,30 horas, terá lugar no Forte de São Francisco Hotel. O encontro, que é dinamizado pela Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), pretende abrir espaço à reflexão e ao debate sobre os problemas demográficos e o desenvolvimento socioeconómico dos nossos territórios de baixa densidade, como é o caso dos seis municípios do Alto Tâmega (Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar). Daí que os organizadores tenham adotado uma interrogação com muitas incógnitas para tema: “Pouca gente, muita terra, grandes projetos: como atrair investimento?”.

A oradora principal será a professora universitária e coordenadora da recém-criada Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas. Na abertura do encontro, às 12 horas, participará o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes. A seu lado, estarão os presidentes da ACISAT, Jorge Santos, e da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, assim como Luis Miguel Ribeiro, vice-presidente da AEP e diretor do projeto NRN.

Segue-se a assinatura de um acordo entre a AEP e a ACISAT para a operacionalização do projeto na sub-região do Alto Tâmega. As duas entidades fazem parte de uma rede colaborativa, com quase seis dezenas de parceiros, que tem vindo a mobilizar o movimento associativo empresarial nortenho em torno da iniciativa.

Para além da intervenção de Helena Freitas e da apresentação do Novo Rumo a Norte, haverá um debate sobre “Como atrair e fixar empresas em territórios de baixa densidade”, em que participarão responsáveis políticos, académicos, dirigentes associativos e empresários. Será moderado por João Batista, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega, e irá desdobrar-se em três painéis.

No primeiro, intervirá o professor universitário e deputado à Assembleia da República Luis Ramos, que se centrará na dimensão política da questão. A seguir, será abordado “O papel do financiamento”, pela jurista Maria do Céu Filipe, coordenadora do Gabinete Enterprise Europe Network na AEP, e por um representante do Banco BIC. A terminar, o gestor António Rendeiro, da Antero Empreitadas, ajuntará ao debate a visão das empresas, centrando-se nas questões com que estas se deparam “Dos incentivos ao investimento”.

No encerramento, intervirão o Presidente da CIM do Alto Tâmega e da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, o Presidente da ACISAT, Jorge Santos, e o Presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

Confirmações e informações adicionais:
Olga Sousa
olgasousa@inflyence.com
Telf. 229 059 350 | Tlm. 939 684 896