Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Implementação de novos Cursos Técnicos Superiores Profissionais em Chaves é aposta para o desenvolvimento da região

27 Junho 2015


Foi assinado no passado dia 26 de junho um Protocolo de Colaboração entre o Município de Chaves, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e várias entidades locais, com vista a promover o ensino superior e profissional na região do Alto Tâmega, nas áreas de maior interesse e relevância para o desenvolvimento da região, e implementar o funcionamento de Cursos Técnicos Superiores Profissionais, bem como de outras formas de cooperação nos domínios técnico e tecnológico.

A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Chaves, na presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, do Presidente do IPB, João Sobrinho Teixeira, e do Presidente do Município de Chaves, António Cabeleira, entre outros representantes de entidades locais e da região do Alto Tâmega.

Este protocolo, nas palavras do autarca flaviense, vai ajudar a fixar a população jovem e recuperar alguns dos cidadãos, permitindo colmatar o vazio deixado aquando da saída do ensino superior público de Chaves. Segundo António Cabeleira, esta parceria repõe alguma justiça histórica a uma cidade com um passado ímpar no nosso país.

João Sobrinho Teixeira revelou enorme satisfação em poder contribuir para a construção dos alicerces que favoreçam o desenvolvimento económico, social e cultural do Alto Tâmega, falando mesmo numa obrigação do IPB para com a grande região de Trás-os-Montes. Para o Presidente do IPB, esta cooperação é “uma resposta à qualificação dos jovens e às necessidades do tecido empresarial.”

O Secretário de Estado do Ensino Superior falou numa “aposta segura” do Município de Chaves e do IPB, partilhando assim uma visão comum do ensino superior e do papel preponderante que estes novos cursos vão ter na nossa sociedade e nos jovens.

No âmbito da assinatura do acordo, as entidades signatárias - o IPB, o Município de Chaves, a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, a Escola Profissional de Chaves, o Agrupamento Fernão de Magalhães, o Agrupamento António Granjo, o Agrupamento Dr. Júlio Martins e a Associação Empresarial do Alto Tâmega - comprometem-se a trabalhar em conjunto para o desenvolvimento económico, social e cultural da região e, em simultâneo, desenvolver a curto, médio e longo prazo o potencial humano e técnico entre as instituições.

O protocolo de cooperação traduzir-se-á assim na promoção de projetos educacionais e de cooperação técnica, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento económico, social e cultural da região do Alto Tâmega – NUT III.

Os cursos técnicos terão início já no próximo ano letivo, na Escola Superior de Enfermagem, tendo a duração de um ano e meio, mais um estágio complementar de seis meses, e oferecem ainda a possibilidade de acesso direto aos cursos superiores do IPB.