No total, foram três noites com muita música e animação, que trouxeram milhares de pessoas à vila termal de Vidago, para assistir aos concertos proporcionados por Augusto Canário, no dia 17 de julho, Rosinha, no dia 18 de julho e pela Banda Musical de Loivos, a quem coube o encerramento das festividades, no passado dia 19 de julho.
Esta iniciativa resultou da vontade popular, que integrou a proposta vencedora na componente de ação imaterial, da edição do Orçamento Participativo de Chaves 2023, idealizada com o objetivo de dinamizar Vidago, na comemoração do 99º aniversário da vila, que se comemorou no dia 20 de julho.
O Presidente da Câmara de Chaves destacou o cariz desta atividade “resultado do muito querer das populações desta localidade que têm sabido utilizar este instrumento democrático de participação ativa na promoção de já várias ações materiais e imateriais, através da valorização de cada voto”.
Na abertura deste festival de carácter lúdico e recreativo, Nuno Vaz, apelou ao envolvimento de todos os munícipes, que, num primeiro momento, são convidados a apresentar propostas de investimento e, posteriormente, a decidir, através de votação, as propostas que deverão ser incluídas no orçamento municipal do ano seguinte, com execução pela autarquia.
O OP de Chaves tem vindo a constituir-se como o símbolo maior da participação democrática e envolvimento dos cidadãos na sociedade, sendo que a sua implementação tem contribuído para uma sociedade civil mais forte e ativa, potenciando o desenvolvimento da qualidade de vida no concelho.