Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Inscrições abertas para participação no Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves

12 Fevereiro 2024

O Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves já tem data marcada. Entre os dias 1 e 5 de maio os restaurantes e hotelaria flaviense recebem a terceira edição deste festival gastronómico, onde o bacalhau é rei na mesa.

Os restaurantes e unidades hoteleiras interessados em participar deverão associar-se à iniciativa com a confeção de um prato de bacalhau ou um menu dedicado ao festival, que concilie a inovação com a tradição, devendo o mesmo estar disponível no cardápio desse fim de semana.

Neste âmbito será também dinamizado um concurso gastronómico, por categorias, premiando os melhores restaurantes e chefes pelas suas criações, destacando a originalidade e a modernização da gastronomia local, com destaque para o Bacalhau, enquanto ingrediente de excelência da cozinha tradicional, pela enorme procura que lhe está associada, quer pelo público nacional, quer pelos visitantes da vizinha Galiza.

A concurso estarão as categorias "Entrada", Prato Principal", "Jovem Talento" e "Inovação Gastronómica" sendo novidade este ano a categoria do "Prato Tradicional de Bacalhau”. Haverá prémios monetários para os vencedores das categorias a concurso, sendo o valor de cada um dos prémios repartido em partes iguais entre o estabelecimento e o respetivo Chef.

As inscrições para adesão ao “Festival Gastronómico do Bacalhau de Chaves” deverão ser formalizadas até dia 15 de março, através de um formulário online disponível AQUI  onde poderá também consultar as normas regulamentares de participação.

O evento, de organização municipal, é marcado pela exuberância e sabor da gastronomia, genuína manifestação de cultura, com a promoção de produtos da terra, entendidos no seu potencial atrativo turístico. Os visitantes do festival serão, garantidamente, brindados com experiências enogastronómicas únicas.

Em simultâneo decorrerá ainda na cidade, o evento “Fins de Semana Gastronómicos”, incrementado pela Região de Turismo do Porto e Norte de Portugal.