07 Julho 2015
O projeto de cooperação transfronteiriça entre Chaves e Verin é um dos 5 finalistas confirmados dos prémios RegioStars 2015 na categoria CityStars, uma iniciativa organizada pela Comissão Europeia desde 2008 que distingue os projetos mais inovadores e inspiradores da Europa financiados pelos fundos da política de coesão da UE.
Na avaliação da candidatura da “Eurocidade Chaves-Verin”, projeto cofinanciado pelo POCTEP 2007/2013 em cerca de 1.4 milhões de euros, o júri sublinhou o impacto positivo da colaboração entre as duas localidades, tanto a nível institucional, como económico, social, cultural e ambiental. Além dos resultados alcançados no desenvolvimento de estruturas de cooperação e desenvolvimento conjunto nas áreas da juventude, eventos culturais, comércio, desporto, lazer, turismo e empreendedorismo.
A Eurocidade, que compete com outras cinco iniciativas finalistas da Suécia, França, Espanha e uma cooperação entre cidades fronteiriças da Suécia e Noruega foi selecionada por um júri independente, presidido pelo deputado do Parlamento Europeu Lambert van Nistelrooij, juntamente com outros dezassete finalistas, entre 143 candidaturas apresentadas, com base em quatro critérios fundamentais: inovação, impacto, sustentabilidade e colaboração.
Além da categoria CityStar (transformação de cidades para desafios futuros), o RegioStars 2015, cujos finalistas desta edição representam as regiões e cidades de 15 Estados Membros, contemplam também as áreas de “Crescimento Inteligente” (promoção do potencial de crescimento das pequenas e medias empresas para uma economia digital), “Crescimento Sustentável” (mobilização de investimentos em eficiência energética para o beneficio dos cidadãos e da sociedade) e “Crescimento Inclusivo” (integração social para pessoas em risco de exclusão).
Os quatro vencedores dos prémios serão conhecidos durante os Open Days 2015, a Semana Europeia das Regiões e Cidades que, este ano, se realizará entre 12 e 15 de Outubro, em Bruxelas. Posteriormente serão reconhecidos pela Comissão Europeia como exemplos de boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional.
partilhar