“No dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho!” A União de Freguesias da Madalena e Samaiões e o Município de Chaves mantêm vivos os saberes ancestrais deste provérbio popular com a realização da tradicional festa de São Martinho, no próximo sábado, dia 11 de novembro, com início marcado pelas 17h00, no Centro Histórico da Madalena. O festejo contará com muita animação musical, gastronomia típica, castanhas assadas e jeropiga.
Esta herança cultural é associada à celebração da maturação do vinho do ano, sendo a melhor altura para provar o vinho novo, mas de forma responsável. Não poderia assim faltar o habitual Magusto, com castanhas assadas sob as brasas de uma fogueira, que serão distribuídas gratuitamente a todos os que quiserem participar nesta comemoração, pelas 18h00 e 21h00.
O programa do dia apresenta também, a partir das 19h00, um roteiro gastronómico nas “tasquinhas” aderentes, onde os interessados poderão provar pratos regionais e petiscos da época.
Os festejos desta secular tradição continuam noite adentro com a atuação do Grupo Musical Alta Definição, pelas 21h00, no Terreiro da Madalena, terminando pelas 23h00 com um espetáculo pirotécnico.