
As Termas de Chaves vão promover, no próximo dia 16 de setembro (sábado), uma caminhada na “Rota Raiana do Contrabando” que integra a Semana Europeia da Mobilidade. Sob o mote “Dar mais vida aos anos, dar aos anos mais vida”, esta iniciativa pretende estimular hábitos de vida saudável junto da população, promovendo também o património natural do concelho.
A concentração e os exercícios de aquecimento serão realizados junto ao Balneário Termal, pelas 08h00, seguindo-se de autocarro até à aldeia de Vilarelho da Raia. Este será o ponto de partida da caminhada, cujo percurso será efetuado pela fronteira entre os dois países (Portugal-Espanha) permitindo aos participantes desfrutar das belas paisagens fronteiriças.
O percurso tem aproximadamente 7 km e apresenta um grau de dificuldade fácil/médio. Os participantes irão descobrir cenários teatrais onde poderão interagir com habitantes locais e ex-contrabandistas.
Na chegada ao local será realizada uma sessão de relaxamento e oferecido um pequeno-almoço saudável. Após visita à aldeia decorrerá uma palestra sobre “Estilos de vida saudáveis” a cargo do nutricionista das Termas de Chaves, Filipe Ferreira. O regresso ao centro urbano de Chaves será feito de autocarro.
Os interessados deverão inscrever-se nas Termas de Chaves até ao dia anterior da caminhada (15 de setembro) até às 12h30, com um custo de participação de 6 euros.