No âmbito do Programa Escolhas - 6ª Geração, o Município de Chaves vai apresentar uma candidatura ao referido projeto, que visa promover a inclusão social de crianças e jovens, provenientes de contextos socioeconómicos mais vulneráveis, tendo em vista a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.
No passado dia 20 de novembro, a Câmara Municipal de Chaves apresentou o programa às diversas instituições locais com intervenção na área social, de forma a estabelecer parcerias e recolher, por parte destas, contributos para o referido programa. Estiveram presentes a Santa Casa da Misericórdia de Chaves, Polícia de Segurança Pública, Agrupamentos de Escolas do Concelho; Escola de Artes e Ofícios de Chaves Prof. Nuno Rodrigues, Escola de Enfermagem; Associação A2000 e Associação Geração Solidária.
O Programa Escolhas estrutura-se em cinco áreas de intervenção: Educação e Formação; Empregabilidade e Emprego; Participação, Direitos e Deveres Cívicos e Comunitários; Inclusão Digital; bem como Capacitação e Empreendedorismo.
O projeto em causa pretende contribuir para uma mudança efetiva de trajetórias de vida de crianças e jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 30 anos.
Serão participantes diretos neste projeto crianças e jovens provenientes de contextos socioecónomicos mais vulneráveis e que se encontrem numa das seguintes situações: em absentismo escolar; com insucesso escolar; em abandono escolar precoce; desocupados ou em situação de desemprego; com comportamentos desviantes; sujeitos a medidas tutelares educativas; sujeitos a medidas de promoção e proteção; e emigrantes em situação de vulnerabilidade.