10 Julho 2015
Pela primeira vez, três cidades, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, acolhem, simultaneamente, esta competição reuniu, o maior número de desportistas da sua história
Os 11º Jogos do Eixo Atlântico, que se celebraram de 5 a 10 de julho, contaram, com a maior participação de desportistas das cidades do Eixo Atlântico, nos seus mais de 20 anos de história.
Também foi a primeira vez na história dos Jogos do Eixo Atlântico que três cidades, Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, partilham a organização deste evento que se realiza a cada 2 anos, desde 1995.
Porto acolheu as provas de Ténis e Atletismo Cross e em Vila Nova de Gaia foram disputadas as provas de Futebol 7 e Andebol. Em Matosinhos tiveram lugar as de Atletismo em Pista e Atletismo em Pista Adaptado, Natação e Natação adaptada, Voleibol e Basquetebol.
O Eixo Atlântico, sensível à maior participação possível de jovens desportistas, inclui desde há várias edições provas de atletismo adaptado. Nesta edição o desporto adaptado estendeu-se às provas de natação.
Em representação do município de Chaves participaram 10 atletas do Natação Clube de Chaves e do Flavitus Natação Clube na modalidade de NATAÇÃO, com idades inferiores a 16 anos, no dia 7 de julho na Piscina Municipal da Senhora da Hora, em Matosinhos.
Os treinadores José Pedro dos Santos César e Roberto Carlos do Nascimento Serapicos levaram a competição Constança Vieira, Esther Gago, Maria Inês Mendes, Sofia Mendes Teixeira, Diana Isabel Pires, Luís Manuel Portugal, Cláudio André Jesus, Pedro Pereira Calvão, Telmo Pereira Braga, Hugo Rafael Montalvão.
Destaca-se o apuramento para as finais na prova de 100 metros costas, do atleta Hugo Montalvão e na prova de 100 metros mariposa, do atleta pedro Calvão.
Desde 1995 os Jogos do Eixo Atlântico estão vocacionados para a promoção do desporto, convivência entre os jovens e também para um maior conhecimento entre os cidadãos das duas regiões.
partilhar