O Município de Chaves dispõe agora de uma plataforma que centraliza a informação que é produzida a nível local e a converte, de uma maneira rápida e eficaz, em informação acessível a todos em qualquer parte do mundo. As três instituições de memória flavienses - arquivo, biblioteca e museus - concentram a informação que geram nesta plataforma, que funciona através de uma pesquisa centralizada.
A título de exemplo, uma pesquisa sobre o “Padrão dos Povos” vai gerar informação no museu, ficha de inventário, no arquivo municipal, através da ata de reunião de câmara a dar conta do achado, e na biblioteca com a disponibilização de toda a bibliografia associada ao tema.
A plataforma Instituições de Memória confere a possibilidade de localizar informação dispersa geograficamente e gerida por sistemas de informação heterogéneos. A localização de informação é sempre realizada a partir de uma interface única, que permite ao utilizador efetuar operações como: pesquisa simples e avançada, pesquisar a partir de nuvens de termos (tag clouds), aplicar filtros aos resultados, visualizar miniaturas dos documentos, etc.
Esta plataforma está disponível no novo site da autarquia, podendo igualmente ser consultada através de “pesquisa.chaves.pt” para arquivos, “museus.chaves.pt” para museus e “catalogo.biblioteca.chaves.pt” para biblioteca.
Instituições de Memória é um portal de pesquisa federada que representa um ponto de acesso único a todos os recursos de informação da sua instituição. O software é capaz de pesquisar o seu catálogo da biblioteca, repositório institucional, sítio Web, bem como qualquer outra fonte de informação ou base de dados remota.
Para além de agregadores de conteúdos, este portal atua também como fornecedor de informação (OAI-PMH data provider e SRU) podendo ser integrado com os agregadores internacionais como a Europeana, Driver, Repositório Europeu e APEnet ou serviços de pesquisa federada como a b-on.