Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Chaves privilegia Qualidade Ambiental

18 Janeiro 2023

Espaços mais verdes, jardins e paisagismo sustentável são o caminho

O Município de Chaves, com o apoio dos FEEI - Fundos Europeus Estruturais e de Investimento, tem mantido uma intensa política ambiental, caracterizada não só por uma componente educativa e pedagógica, mas também por um conjunto de medidas que resultam em impactos positivos essenciais na preservação da natureza e na qualidade de vida e bem-estar de todos os munícipes.

Estas intervenções permitiram aumentar a biodiversidade dos espaços verdes, reforçar a rearborização do espaço com novas espécies, tornando-o mais estético e paisagístico, de forma a contribuir para o fortalecimento da capacidade de adaptação às alterações climáticas.

As espécies escolhidas permitem reduzir as vulnerabilidades às ondas de calor e assumem um papel fundamental na regularização microclimática, promovendo a purificação da atmosfera, a diminuição de dióxido de carbono e a melhoria da salubridade do local. Contributos que têm como finalidade atingir a redução de 15% de CO2, de forma a alcançar a neutralidade climática, através da transição energética e medidas de adaptação relevantes para a atenuação.

As medidas ambientais, que a autarquia tem vindo a adotar, têm como objetivo melhorar a qualidade do ar, minimizando assim o impacto na saúde de todos os flavienses, implementando as melhores práticas na gestão dos recursos, de modo a reduzir a pegada ambiental.

A poluição sonora é um dos principais fatores de degradação da qualidade de vida das populações, sobretudo no meio urbano, assumindo-se cada vez mais como uma preocupação para a autarquia. Deste modo, tem sido prioridade da edilidade uma política ambiental que salvaguarde a saúde e o bem-estar da população.

O desafio não passa por prever o futuro, mas sim por construí-lo. Chaves quer assumir a dianteira do caminho da sustentabilidade e das boas práticas com novas soluções, com estratégias inovadoras e implementação de diversos projetos estruturantes.

Para promoção dos projetos e investimentos realizados com o apoio dos FEEI – Portugal 2020, a autarquia apresenta “Uma Nova Cidade para Todos”, ação financiada pelo Portugal 2020, através do POAT – Programa Operacional Assistência Técnica e da União Europeia.

Saiba mais em: umanovacidadeparatodos.chaves.pt