Durante três dias, os vinhos da região e os conceituados sabores de Chaves puderam ser degustados e apreciados por quem visitou o Pavilhão da Expoflávia. Este evento funcionou como uma montra dos vinhos certificados, produzidos na região, promovendo dessa forma um setor com um forte peso e dinamismo em toda a região.
Saliente-se a participação de mais de 60 pessoas nas quatro provas de vinhos comentadas, que decorreram no sábado e domingo, excedendo o limite máximo de 15 pessoas por grupo (como estava previsto pela organização), o que revela grande interesse e motivação do público pela cultura enófila. Foram provas bastante participativas, nas quais os produtores tiveram a oportunidade de apresentar os seus vinhos e as características diferenciadoras dos mesmos.
Estiveram presentes no certame um total de 18 produtores de vinho, dos quais quatro do concelho de Chaves, nomeadamente a Quinta de Arcossó, Palmeirim D´ Inglaterra, Ebron e Head Rock. Refira-se que todos os vinhos representados no certame eram vinhos certificados com a Denominação de Origem (DO) Trás-os-Montes, DO Monterrei e DO Valdeorras, num contexto de proximidade territorial. No total, foram realizadas mais de 1000 provas de vinho, através da aquisição do "kit prova".
De realçar que o público se surpreendeu com a excecional qualidade dos vinhos da região. Os produtores agradeceram a iniciativa, pois, apesar da grande qualidade dos seus vinhos, e das muitas medalhas atribuídas, são necessários eventos desta natureza para a sua promoção junto do grande público, e a dinamização no mercado vitivinícola regional.
Em paralelo com a feira, nas tardes de sexta e sábado, realizou-se um seminário sobre a temática do vinho, “Vinum et Vinetum”, organizado pela Confraria de Chaves, possibilitando assim a oportunidade a todos os interessados de conhecer melhor o tema, tendo sido abordados temas como as estratégias para a internacionalização dos vinhos, os incentivos, as potencialidades e as limitações para a cultura da vinhas, entre outros.
Os Sabores de Chaves também estiveram presentes, dando a conhecer aos visitantes a excelência destes produtos. No mesmo espaço, o visitante pôde intercalar as provas de vinhos com a degustação de alguns produtos típicos regionais, entre eles o fumeiro, o presunto, doces à base de castanha, entre muitos outros.
A animação do espaço esteve a cargo dos grupos tradicionais de cantares locais, com atuações da Fanfarra da Academia de Artes de Chaves na noite de sexta-feira, tendo ocorrido na noite de sábado o Concerto “Fado Violado”.
A iniciativa foi organizada pelo Município de Chaves, em parceria com a EHATB - Empreendimento Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso, EIM, SA., e decorreu em simultâneo com a tradicional Feira dos Santos, um dos maiores eventos nos planos comercial, social, económico e lúdico que se realiza no Norte do país.
Expositores de vinho presentes
Estiveram presentes os seguintes expositores de vinho: Quinta do Gago Soc. Agrícola; Casa Grande do Seixo; Vinhos José Preto; Adega Cooperativa de Valpaços; Vinhos Persistente; Quinta das Corriças; Vinhas Andrade; Encostas de Vassal; Casal de Valle Pradinhos; Palmeirim D´Inglaterra; Casal da Fradissa; Quinta do Sobreiró de Cima; Encostas de Sonim - Vinhos; Head Rock; Mont´Alegre; Quinta do Ermeiro; Quinta de Arcossó; Bodegas Roandi; Adegas Tapias Mariñam.