A homenagem, que se materializou com a entrega da Medalha de Mérito Grau Prata e foi sugerida por grupo de ex-alunos, reconhece à professora os relevantes feitos pessoais e profissionais que dedicou ao ensino e à cidade de Chaves.
A professora Maria do Sameiro Pizarro Bravo Soares Pinto foi homenageada pela Câmara Municipal, pelo prestígio nacional e internacional que a docente granjeou para a uma instituição de ensino da cidade, graças aos seus inovadores métodos pedagógicos postos em prática no Magistério de Chaves, onde foi diretora e lecionou entre 1975 e 1978.
A cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, dia 31 de outubro, contou com a presença de familiares, amigos e ex alunos da docente, que, no mesmo dia, realizaram um almoço convívio num restaurante da cidade.
A ideia de homenagear a docente partiu de um grupo de ex alunos da professora Maria do Sameiro, e que foi de imediato acarinhada pela autarquia.
Do vasto currículo profissional e académico da homenageada destacam-se as suas funções docentes na Escola Industrial e Comercial de Chaves, entre 1958 e 1974, e as de diretora da Escola do Magistério Primário de Chaves, entre 1975 e 1978, onde também lecionou a disciplina de Pedagogia.
Fruto do seu carisma pessoal e empenhamento profissional, a cidade de Chaves e a Escola do Magistério Primário mereceram a atenção e o reconhecimento de importantes instâncias internacionais das áreas do ensino e da pedagogia.
Refira-se, a título de exemplo, a solicitação, por parte da Unesco - através do Ministério da Educação - dos relatórios das atividades da Escola do Magistério Primário de Chaves, por considerá-las inovadoras; estágios pedagógicos em França; seminários na escola, com a participação de conceituados pedagogos parisienses e portugueses; a presença de um professor da Universidade de Filadélfia, dos EUA, para se informar in loco sobre o inovador trabalho pedagógico implementado naquele estabelecimento de ensino; a participação em congressos. Isto entre algumas outras atividades que colocaram a referida escola na órbita das reconhecidas internacionalmente como sendo das mais modernas e inovadoras.
“São exemplos como este que o país precisa. Pessoas que, pelo seu trabalho, competência e dedicação, unem a sociedade”, salientou o Presidente da Câmara Municipal de Chaves na cerimónia de homenagem, perante uma sala repleta de amigos e ex-alunos. António Cabeleira teceu palavras de agradecimento à docente, por ter contribuído para o desenvolvimento do concelho, ajudando a formar sucessivas gerações de professores do primeiro ciclo”.
Manifestamente emocionada, a professora Maria do Sameiro, como era conhecida pelos seus alunos, agradeceu à autarquia flaviense esta honrosa distinção, uma homenagem com que nunca contou, bem como à esmagadora maioria dos docentes, sem os quais não seria possível a escola ter desenvolvido o trabalho que desenvolveu, e aos antigos alunos presentes na cerimónia, por este reencontro.