Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Propostas vencedoras na 2ª edição do Orçamento Participativo de Chaves

03 Novembro 2015

A “Ecopista termal, que compreende o troço entre a Avenida Conde Caria e o Balneário Termal de Vidago” e o “Encontro de escritores e produção de livro, que tem como objetivo dar a conhecer o património mais emblemático da cidade de Chaves” são os dois projetos vencedores do Orçamento Participativo (OP) de Chaves 2015. A primeira proposta, pertencente à Componente 1 - Requalificação Urbanística e Construção e/ou Requalificação de Equipamentos Públicos, venceu com 378 votos e a segunda, pertencente à Componente 2 - Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Social, Cultural e Desportivo, foi a mais votada desta categoria, com 192 votações.


Durante a fase de votação, que decorreu entre 15 de setembro e 15 de outubro, foram sufragadas pelos cidadãos 16 propostas, 8 em cada uma das componentes, que receberam um total de 956 votos através da internet e 101 votos presenciais, tendo sido contabilizados 1.057 registos na plataforma digital do op.chaves.pt

As duas propostas vencedoras pertencem aos cidadãos José Miguel Ligeiro dos Santos “Ecopista termal (troço compreendido entre a Avenida Conde Caria e o Balneário Termal de Vidago)” e Altino Alves Pereira do Rio “Encontro de escritores e produção de livro (dar a conhecer o património mais emblemático da cidade de Chaves)”.

O projeto da Ecopista Termal em Vidago foi orçado em 244 mil euros e tem por finalidade proceder à revitalização do espaço da antiga linha férrea, integrando/dinamizando este espaço no conceito da vila termal: limpeza dos taludes, plantação de árvores, arbustos e herbáceas de espécies nobres, criando um corredor verde que liga dois núcleos, zona termal e o centro da vila, e recuperação de estruturas existentes (ponte do caminho de ferro).

O Encontro de Escritores, com um orçamento previsto de 15 mil euros, consiste no convite a um conjunto de escritores (locais, de outras proveniências de Portugal e Galegos) que, durante um fim-de-semana, serão convidados a visitar e a conhecer o património mais emblemático da cidade - Ponte Romana, Termas, Castelo, casco velho, Fortes S. Francisco e S. Neutel - e sobre o qual escreverão um conto. Reunidos todos os escritos, uma equipa redatorial, constituída para o efeito, procederá à versão definitiva do livro, que será depois impresso.

Destaque-se a elevava participação dos cidadãos flavienses nesta 2ª edição do Orçamento Participativo de Chaves, com cidadãos a tentarem votar de vários pontos do país e mesmo de outros países, nomeadamente flavienses residentes em França e Alemanha.

Depois do sucesso desta edição, o Município pretende continuar a dar voz aos cidadãos que, de forma responsável, pretendem desempenhar um papel ativo nos destinos da sua cidade.