Iniciativa inserida no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR 2020), organizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte) em colaboração com o Município de Chaves.
Depois de Braga e Lamego, coube à cidade de Chaves, no passado dia 7 de julho, encerrar o ciclo de seminários sobre “A Nova Agricultura do Norte”. Organizado pela Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte), em estreita colaboração do Município de Chaves, o evento teve lugar no Auditório Eng. Luiz Coutinho (antigo auditório do GATAT) e contou com a presença de cerca de 120 pessoas.
Coube ao Diretor Regional Adjunto de Agricultura e Pescas do Norte, Adelino Bernardo e ao Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira, abrirem a sessão, que registou ainda a participação do Coordenador da Bolsa Nacional de Terras, Nuno Russo, e de mais sete oradores oriundos da DRAP-Norte.
Este seminário teve como objetivo divulgar o PDR 2020, trazer a debate questões pertinentes sobre o setor no norte do país, como a Bolsa de Terras, as novas regras do plantio da vinha, os seguros de colheita/agrícolas e a constituição de organizações de produtores, tendo ainda sido apresentados alguns casos de sucesso no âmbito do anterior quadro comunitário de apoios.
Na sua intervenção, António Cabeleira destacou o papel da agricultura na nossa região. Para o autarca, o setor encontra-se em franco crescimento, graças aos novos fundos comunitários, que têm contribuído em larga escala para o desenvolvimento regional e local. O edil fez ainda referência ao Gabinete de Promoção ao Investimento (GPI), criado pela EHATB, EIM, S.A., por iniciativa da Câmara Municipal de Chaves, que poderá prestar toda a informação e apoio sobre os projetos no âmbito de PDR 2020.