Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

'Olhares Modernos. O retrato da Pintura, escultura e desenho (1919-1950)” no MACNA

26 Outubro 2022

Inauguração da exposição dia 28 de outubro

O Município de Chaves inaugura, no próximo dia 28 de outubro, pelas 17h30, a mais recente exposição do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, intitulada de "Olhares Modernos. O retrato da Pintura, escultura e desenho (1919-1950)”, com a curadoria de Maria de Aires Silveira.

Esta mostra surge de um protocolo estabelecido entre a DGPC e a Câmara Municipal de Chaves, através do Museu Nacional de Arte Contemporânea, Chiado (MNAC), uma entidade de referência museológica constituída por uma vasta coleção de arte, com o objetivo de promover a difusão, investigação e a descentralização da cultura.

O espólio apresentado aborda a estética do retrato e estabelece uma continuidade programática com a anterior exposição do MNAC, “Dilema de ser e parecer: o retrato na pintura, fotografia e escultura (1850- 1916).”

Com cinco lógicas de pensamento e representação diferentes, estarão em exibição cerca de 70 obras, de 45 artistas, dos quais se destacam Eduardo Viana, Carlos Botelho, Paulo Ferreira, José Tagarro e Querubim Lapa.

Segundo a curadora esta exposição não demonstra “preocupação por divisões cronológicas, deixa-se transparecer a vontade de registar identidades, captar expressões e até uma poética fantasista, mas também a importância da revelação dos modelos representativos das mudanças sociais e o diálogo entre o retrato e os espaços envolventes, entre a figura e a paisagem, desde 1910 a 1950”.

A cedência temporária destas obras, por parte do MNAC, permitirá estimular a criação artística de todos os amantes de arte, que poderão visitar a exposição até dia 30 de julho de 2023.