Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Eurocidades Ibéricas reúnem-se na Eurocidade Chaves-Verín para estabelecer as bases da futura Rede de Eurocidades do Atlântico

27 Outubro 2015

Promover a Rede de Eurocidades do Atlântico, partilhar experiências e boas práticas e a análise das oportunidades e constrangimentos que se colocam à cooperação transfronteiriça de proximidade, foi o objetivo e tema que o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial - AECT Eurocidade Chaves-Verín adotou para a realização das jornadas técnicas com outras eurocidades ibéricas.

Na manhã da primeira jornada de trabalho, dia 23, estiveram reunidas as seguintes Eurocidades: Eurocidade Chaves-Verin, Eurocidade Vasca, Eurocidade Elvas-Badajoz, Eurocidade do Guadiana e Eurocidade Tui-Valença. A primeira reunião de trabalho teve como objetivo a análise do ponto de situação atual das mesmas, tendo-se centrado a referida reunião na troca de experiências, nomeadamente no modelo de governança aplicado; quais os principais âmbitos de atuação; quais as maiores dificuldades e obstáculos; bem como a indicação das três ações ou projetos de carácter transfronteiriço realizadas com maior impacto/sucesso no seu território.

Na segunda reunião de trabalho, ainda durante a manhã, a Eurocidade Chaves-Verin apresentou uma proposta de candidatura, indicando que o seu principal objetivo é aproveitar a oportunidade que o programa confere, tendo em vista a criação de uma rede de eurocidades do Atlântico para fazer mais força junto da União Europeia. Pretende-se implementar uma rede, que crie massa crítica de análise e de troca de experiências e boas práticas, ao nível da evolução das eurocidades, uma rede que possua representatividade para reivindicar soluções, que permitam a efetiva eliminação das fronteiras, bem como de facilitação da cooperação ao nível dos territórios. O secretariado técnico apresentou brevemente às eurocidades presentes o Programa Espaço Atlântico 2014-2020, na sua versão provisória, e indicou quais os eixos prioritários onde esta candidatura se pode contextualizar.

Da parte da tarde do mesmo dia, tiveram lugar as Jornadas Abertas, sob o tema “As entidades de cooperação transfronteiriça”. O Presidente da Câmara Municipal de Chaves e Presidente da Assembleia do AECT, António Cabeleira, abriu a sessão fazendo uma breve apresentação da Eurocidade Chaves-Verín, um projeto de cooperação entre duas localidades de dois países que arrancou em 2007-2008 e além de partilhar equipamentos e recursos, tem como objetivo principal a constituição e desenvolvimento de uma “zona franca social”. O Vice-presidente da Câmara de Verín, Diego Lourenzo, fazendo suas as palavras do seu homólogo de Chaves, aproveitou a cerimónia para agradecer a presença dos participantes nestas jornadas, que finalizaram também o horizonte temporal do projeto Eurocidade II.

Seguiu-se uma conferência sobre a evolução da cooperação entre aglomerações urbanas transfronteiriças na Europa, a cargo do Professor Luis Domínguez, Professor Titular de História Contemporânea da Universidade de Vigo (Cátedra Jean Monnet).

Posteriormente decorreu uma Mesa Debate, onde as eurocidades presentes - Chaves-Verin, Vasca, Elvas-Badajoz, Guadiana e Tui-Valença - abordaram as suas principais realizações e limitações.

No dia seguinte, dia 24, houve ainda lugar para um passeio pelos principais pontos de interesse da Rota Termal e da Água, Verín-Chaves-Vidago, e uma breve passagem pela sede da Eurocidade Chaves-Verín.

A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).

1_C
1_D