Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Município promove intervenção na Rede de Iluminação Pública no Concelho

26 Outubro 2015

O Município de Chaves está a proceder à substituição de luminárias obsoletas e equipamentos elétricos ineficientes por luminárias equipadas com lâmpadas de novas tecnologias (LED) e equipamentos elétricos mais eficientes (no âmbito de uma candidatura ao POVT) contribuindo assim para a redução da fatura energética do município, bem como para a diminuição da poluição luminosa da atmosfera. Esta intervenção tem mais incidência na rede de iluminação pública de vários arruamentos e espaços de lazer do centro histórico, bairros sociais e zonas empresariais do concelho de Chaves.

A iluminação pública dos espaços urbanos tem como objetivo assegurar condições de segurança, fluidez e comodidade do tráfego rodoviário, bem como a segurança de pessoas e bens.

Na generalidade das zonas urbanas verifica-se que os níveis de iluminação possuem valores desadequados ou luminárias em estado de conservação deficiente. Para ultrapassar esta situação, a Câmara Municipal de Chaves tem definidas estratégias de modo que, ao melhoramento dos níveis de iluminação desejados, seja associada a utilização de equipamentos com o menor consumo possível, traduzindo-se assim na diminuição dos encargos financeiros com a iluminação pública, em conformidade com os objetivos estratégicos nacionais e europeus de reduzir os efeitos dos gases estufa.

Neste contexto, verifica-se que os recentes avanços tecnológicos, nomeadamente o desenvolvimento de refletores, balastros e tecnologia LED, permitiram o aparecimento de pontos de luz com maior rendimento, garantindo uma maior eficiência energética.

As áreas de intervenção são prioritariamente as ruas do Centro Urbano de Chaves, acessos à sede do Município, espaços industriais da Cocanha e Campo Queimado e de lazer, das freguesias de Santa Maria Maior, Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, Madalena, Outeiro Seco e Santo Estêvão.

Esta intervenção visa contribuir para atingir os objetivos fixados pelo Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética, uma vez que promove a eficiência energética através da gestão da iluminação pública, pela instalação de 945 luminárias eficientes e 445 balastros eletrónicos.

O investimento necessário para o cumprimento destes objetivos representa um elevado encargo financeiro para a autarquia (410.316,93 euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85%, Fundo de Coesão).

Esta intervenção é realizada no âmbito da execução da operação designada por “Eficiência Energética na Rede IP do Concelho de Chaves”, aprovada no POVT, Regulamento Especifico “Energias Renováveis e Eficiência Energética”, Eixo Prioritário II: “Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos”, Domínio de Intervenção: “Energias Renováveis e Eficiência Energética”.