Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Cadastro de Redes de Abastecimento de Água e Drenagem do concelho já se encontra operacional em plataforma digital

Agua 01 1 1024 2500
21 Junho 2022

Com o objetivo de promover a eficiência de recursos o Município de Chaves procedeu à realização do inventário infraestrutural dos sistemas de distribuição de água e de coleta de águas residuais existentes no concelho, encontrando-se esta informação disponível numa base de dados assente em SIG (Sistema de Informação Geográfica).

Esta operação permitiu um conhecimento aprofundado das redes infraestruturais de abastecimento de água e saneamento de águas residuais existentes, com base nas tecnologias SIG, constituindo-se como uma ferramenta de intervenção ao nível da gestão, manutenção e planeamento.

Com este projeto a autarquia pode criar cenários a curto, médio e longo prazo de forma a projetar possíveis ampliações e otimização de outros sistemas, mediante as necessidades do Município tendo em conta a evolução demográfica e expansão urbana. Paralelamente, esta monitorização possibilita ainda uma avaliação contínua do estado de conservação da rede, sabendo em tempo útil a necessidade de renovação da mesma.
Em suma, esta operação contribui para uma melhor cobertura e funcionamento dos sistemas, de forma a assegurar a qualidade dos serviços da água bem como, otimização dos custos de funcionamento e respetivos custos ambientais.

Projeto candidatado ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) no domínio do Ciclo Urbano da Água e cofinanciado pelo Portugal 2020 ‐ Fundo de Coesão.