A Eurocidade Chaves-Verín participou ativamente em mais uma edição da Feira Internacional de Turismo Termal Termatalia, que se realizou entre os dias 24 e 26 de setembro, na Expourense, com vista a dar a conhecer os recursos termais e naturais das duas cidades.
O destino transfronteiriço participou na Termatalia com um stand promocional, moderno e funcional, no qual os técnicos dos dois municípios deram a conhecer o destino, a oferta termal e os recursos patrimoniais de ambos os lados da “raia”. A Eurocidade Chaves-Verín apresentou-se como um espaço transfronteiriço, onde o turismo termal constitui uma das suas principais prioridades turísticas. Ambos os municípios apostam em salvaguardar e valorizar os recursos termais deste território e alcançar um posicionamento a nível internacional como destino termal de qualidade e sustentável.
Em suma, estas características únicas fazem de Chaves-Verín, Eurocidade da Água, o primeiro destino transfronteiriço da Península Ibérica com uma oferta bio saudável em torno da água mineromedicinal e termal que aposta por una estratégia de promoção e comercialização conjunta pioneira na União Europeia.
Neste sentido, o AECT Chaves-Verín tem participado ativamente na Feira Internacional de Turismo Termal, nomeadamente no dia 23 de setembro na primeira edição do Congresso Internacional da Água, onde o Presidente do AECT e Presidente da Câmara Municipal de Chaves interveio.
No dia 24, o Diretor do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade ChavesVerín e alcalde de Verín, Gerardo Seoane, apresentou a ECOVIA DO TÂMEGA: um compromisso com a população local e sua qualidade de vida. Um projeto turístico e do meio ambiente que une ambos os núcleos urbanos e portanto oferece um serviço à população, gerando novos espaços de lazer.
Na apresentação do projeto, o alcalde de Verín, Gerardo Seoane, descreveu a Ecovía do Tâmega como o resultado da “integração real efetiva das administrações dos dois países. Desde o ponto de vista estrutural é a espinha dorsal da Eurocidade e elo de união do destino Chaves Verín”. Depois de mostrar aos presentes os espaços naturais junto do Tâmega através dos quais se estende a Ecovía, Seoane deu especial relevância à importância deste projeto como “um dos projetos turísticos onde mais trabalhámos nos últimos anos”. Referiu-se também à “Rota Termal e da Água: um circuito Touring que combina os percursos em automóvel, passeios a pé, visita a mananciais e monumentos, degustação das nossas águas e gastronomia”.
Por último, o alcalde verinense agradeceu o envolvimento das diferentes administrações. “A Ecovía do Tâmega nasce do trabalho conjunto da Junta da Galiza, Diputación de Ourense, Câmara Municipal de Chaves, Concelho de Verín e do AECT Eurocidade Chaves-Verín, que, em distintas fases e distintas frentes, nos complementamos para a construção deste corredor transfronteiriço”, explicou o Presidente de Verín.
A Eurocidade Chaves-Verín é um projeto de cooperação transfronteiriça, aprovado no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), com a participação financeira da União Europeia (cofinanciamento FEDER).