Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Novo Quadro Comunitário de Apoio é oportunidade ímpar para a região do Alto Tâmega

19 Setembro 2015

Teve lugar ontem (17 de setembro), no Pavilhão Expoflávia, a cerimónia de abertura do evento dedicado ao empreendedorismo “Alto Tâmega Empreende 2015”, que estará aberto ao público até dia 20 de setembro e que é organizado, numa parceria conjunta, pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e pela Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT).

A sessão contou com as presenças do Presidente da CIM - Alto Tâmega, Rui Vaz Alves, do Presidente da ACISAT, Jorge Paulo Santos, e do anfitrião e Presidente da Câmara Municipal de Chaves e da ADRAT, António Cabeleira.

No seu discurso, António Cabeleira frisou a importância da realização deste tipo de eventos como forma de estimular o investimento por parte dos cidadãos. Nesta feira, “as pessoas poderão contactar de perto com um conjunto significativo de instituições locais e recolher informações sobre o novo Quadro Comunitário de Apoio”.

Este evento surgiu no âmbito do plano de empreendedorismo para o Alto Tâmega - “Programa Alto Tâmega Empreende”, através de um contexto de dinamização e implementação dos instrumentos de apoio ao desenvolvimento do território disponibilizados pela estratégia Portugal 2020, e que tem como objetivo envolver a população do Alto Tâmega no processo de construção de uma região melhor, mais dinâmica e economicamente mais sustentada.

O Presidente da Câmara de Chaves reforçou, também, a importância deste momento para a região, com a existência de um conjunto de programas elaborados por instituições locais e outros que ainda se encontram em desenvolvimento, que possibilitam a existência de uma grande quantidade de fundos monetários que podem servir para a criação de emprego e desenvolvimento do território. Nas palavras de António Cabeleira, o “Novo Quadro Comunitário de Apoio é, de facto, uma oportunidade ímpar para a região do Alto Tâmega".

Durante os quatro dias do evento - 17, 18, 19 e 20 de setembro - existirão espaços e momento de interação entre a comunidade local e as entidades presentes, com várias temáticas e com vários instrumentos de apoio disponíveis e ao alcance de todos os cidadãos, desde informações sobre os apoios comunitários, informações financeiras, microcrédito, oportunidades de emprego, ideias de negócio e casos de sucesso, entre outros.