Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Semana Europeia da Mobilidade arranca amanhã e promete trazer muita animação à cidade flaviense

16 Setembro 2015

Arranca amanhã (dia 17 de setembro) a Semana Europeia da Mobilidade em Chaves. Como tem vindo a acontecer desde o ano de 2003, o Município não ficou de fora desta iniciativa promovida pela Comissão Europeia e juntou-se a 42 outras localidades portuguesas e a muitas mais espalhadas pelo continente europeu que procuram chamar à atenção para a necessidade de implementação e promoção de medidas de transporte sustentáveis e mais amigas do ambiente.

A 14ª Semana Europeia da Mobilidade decorrerá entre os dias 17 e 22 de setembro e o Município preparou um vasto programa de atividades para os cidadãos de todas as idades. Desde exposições dedicadas à temática da mobilidade, com a possibilidade de teste-drive em bicicletas elétricas E-Bike, a aulas de Tai Chi Chuan, caminhadas, aulas de atividade física sénior e a realização da 3ª edição da “Bike By Night”, a Semana da Mobilidade promete trazer muita animação à cidade flaviense.

O tema da edição deste ano é “Escolhe. Muda. Combina.” e procura “incentivar as pessoas a refletirem sobre a variedade dos meios de transporte à disposição e a melhor forma de se combinarem entre si, numa viagem que se pode tornar, assim, mais rápida e agradável.”

A Semana Europeia da Mobilidade irá culminar no dia 22 de setembro com a realização do Dia Europeu Sem Carros, onde as localidades participantes encerram uma ou várias ruas ao tráfego automóvel permitindo apenas a mobilidade a peões, ciclistas e transportes públicos.

Assim, durante a comemoração do Dia Europeu Sem Carros, a Rua Dr. João Morais encontrar-se-á encerrada ao tráfego automóvel, entre as 08h00 e as 16h00, desafiando os cidadãos a dirigirem-se a pé para os seus locais de trabalho.

A Câmara Municipal de Chaves agradece, antecipadamente, a participação dos munícipes, em prol da realização desta iniciativa que contribui para um ambiente saudável e para o aumento da qualidade de vida dos flavienses.