Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

O legado de Nadir Afonso na comemoração do centenário do seu nascimento

04 Dezembro 2021

Correspondendo ao imenso itinerário espaciotemporal percorrido por Nadir Afonso (Chaves, 4 de dezembro de 1920—Cascais, 11 de dezembro de 2013), a comemoração do seu centenário no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), desdobrou-se, ao longo de um ano, num programa que procurou evidenciar os diálogos entre a sua obra artística e arquitetónica, mas também conectar o seu trabalho com outros autores, lugares e contextos seus contemporâneos.

O programa comemorativo “Nadir Afonso, entre o local e o global” concebido e apresentado no MACNA, cujo início coincidiu com o dia em que se celebrou o 100. ̊ aniversário de Nadir Afonso, a 4 de dezembro de 2020, encerra este fim de semana.

Devido ao estado de calamidade em que o país atualmente se encontra não serão realizadas cerimónias evocativas, estando, no entanto, o MACNA aberto a visitantes nos horários regulares e de acordo com as orientações de segurança promovidas pela DGS.

No último dia de abertura da exposição completa, a 5 de dezembro, pelas 15h00, haverá uma visita orientada pela curadora da exposição Maria do Mar Fazenda.

Nadir Afonso | O pintor, arquiteto e pensador nasceu em Chaves, a 04 de dezembro de 1920 e morreu, aos 93 anos, em 2013.

Diplomou-se em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto e trabalhou com arquitetos de renome como Le Corbusier e Oscar Niemeyer, mas viria a trocar esta área pela pintura, alcançando reconhecimento internacional.

Foi distinguido em 1967 com o Prémio Nacional de Pintura e, em 1969, com o Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso.

Em 1982 recebe a Medalha de Ouro da Cidade de Chaves. No ano de 1984 é condecorado pelo Presidente da República General Ramalho Eanes com a ordem Militar de Santiago de Espada.

Em 2010, por ocasião do seu 90.º aniversário é condecorado com a Ordem Militar de Santiago de Espada pelo Presidente da República. E, no mesmo ano, recebe o grau Doutor Honoris Causa pela Universidade Lusíada, Lisboa.

Em 2012, torna-se Membro Honorário da Ordem dos Arquitetos e a Universidade do Porto atribui-lhe o Doutoramento Honoris Causa.

Em 2021, é condecorado, a título póstumo, com a Medalha de Honra do Município de Chaves, aquando da celebração do centenário do seu nascimento.

nadir_1