Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

A Eurocidade Chaves-Verin acolherá as únicas JORNADAS SOBRE O PROGRAMA EUROPEU ERASMUS + de toda a Galiza-Norte de Portugal.

15 Julho 2015
O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) eurocidade Chaves-Verin, em colaboração com a Direção Geral de Juventude e Voluntariado do Conselho de Trabalho e Bem estar da Junta da Galiza, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Concelho de Verin e a Câmara Municipal de Chaves, vai organizar umas jornadas, nos dias 24, 31 de julho e 7 de agosto, sobre o programa europeu Eramus+, financiadas pelo projeto EUROCIDADE II aprovado ao abrigo do Programa de Cooperação Transfronteiriça Galiza-Norte de Portugal 2007-2013 (POCTEP).
 
Estas jornadas têm como finalidade dar a conhecer as possibilidades do programa europeu de mobilidade Erasmus+, um programa que pretende melhorar o nível de competências e de capacidades básicas dos jovens, assim como potenciar a dimensão internacional destes, através da participação em projetos. Mediante a colaboração e participação num objetivo comum, ajudará a que muitos jovens se sintam mais capacitados para tomar decisões, para interagir e para procurar e criar oportunidades de trabalho.
 
O programa europeu Erasmus+ é o novo programa da União Europeia para a educação, formação, juventude e desporto, com duração entre 2014 – 2020. Entre os seus principais objetivos específicos encontram-se: melhorar o nível de aptidões e competências dos jovens; promover a participação na vida democrática na Europa e no mercado de trabalho; a cidadania ativa; o diálogo intercultural; a inclusão social e a solidariedade; possibilitar às pessoas que trabalham no âmbito da Juventude e aos jovens de maior idade oportunidades de mobilidade por razões de aprendizagem; potenciar a dimensão internacional das atividades juvenis e o papel dos trabalhadores e organizações na área da Juventude como estruturas de apoio aos jovens. O programa fomenta a mobilidade dentro e fora dos limites da União Europeia, a aprendizagem não formal e o diálogo intercultural e também apoia a empregabilidade e a inclusão de todos os jovens independentemente do contexto social, educativo ou cultural a que pertençam.
 
As jornadas, que terão lugar na Oficina da Eurocidade Chaves-Verin (antigo Posto Fronteiriço situada em Feces de Abaixo), destinam-se a cerca de 25 jovens (grupo mínimo de 8 pessoas para realizar o curso) com idades compreendidas entre 18 e 35 anos residentes na Eurorregião Galiza- Norte de Portugal, com preferência para os residentes na Eurocidade. 
 
As pessoas interessadas em inscrever-se deverão fazê-lo, antes do dia 22 de julho, nesta hiperligação: http://www.voluntariadogalego.org/web/modulo.php?mod=ppr&idc=185
 
Aos selecionados será comunicada a sua admissão por correio eletrónico 
Mais informações: galeuropa@xunta.es