Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

“Vidas Ilegais Sem Pecado” relata histórias de contrabando na raia

11 Agosto 2015

“Vidas Ilegais Sem Pecado” é o nome da mais recente obra literária publicada no concelho sobre o contrabando e a emigração na raia, um romance da autoria de Venâncio Dias Gonçalves. O autor, natural da aldeia de Vilarelho da Raia, escreveu o livro com base na sua “própria vivência rural e experiência enquanto contrabandista não muito distante da data da trama, nas memórias de ouvir contar e numa inestimável recolha etnográfica e histórica promovida pelo Centro Cultural da terra”.

A cerimónia de apresentação realizou-se no passado dia 7 de agosto, no Centro Social, Cultural e Desportivo de Vilarelho da Raia e contou com as participações do Presidente da Fundación Vicente Risco, Luís Martínez-Risco Daviña, da Antropóloga Paula Godinho e do Presidente da Câmara Municipal de Chaves, António Cabeleira.

A trama do livro passa-se na aldeia raiana de Vilarelho da Raia e transporta os leitores para o período do Estado Novo e para as temáticas do contrabando e da emigração ilegal para França.

Venâncio Dias Gonçalves é um filho da terra, colaborou em diversos jornais locais até, em 1999, se mudar para a região de Lisboa, onde exerce a profissão de oficial de justiça.