Hoje (11 de agosto) durante a manhã teve lugar a inauguração da exposição “2000 anos de História – Intervenção arqueológica no Arquivo Municipal de Chaves”.
Dos mais de 36 mil objetos e fragmentos encontrados, foi selecionada uma pequena amostra que estará patente ao público no Arquivo Histórico Municipal de Chaves e que pretende mostrar a riqueza do espólio deixado pelos nossos antepassados. De entre as peças que estarão expostas, especial destaque para uma moeda de ouro do período visigótico. Trata-se de um triente, objeto muito raro e de enorme valor, mandado cunhar pelo rei Égica, em Mérida, entre os anos 687 e 698 d.C.
A exposição convida aqueles que a visitam a embarcar numa viagem no tempo, através dos objetos que resistiram à força dos séculos e que mostram um pouco da história da cidade de Chaves e ajudam a compreender a evolução das várias civilizações que habitaram esta região.
Recorde-se que em 2007, aquando do início das obras, foram realizadas sondagens nas traseiras do edifício que revelaram a existência de uma parte da antiga Muralha da Cidade Medieval, uma necrópole visigótica e parte da trama urbana da cidade romana de Aquae Flaviae e que agora estão ao alcance de toda a população.