Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Projeto TUT apresentado na conferência anual das Associações das Regiões Transfronteiriças da Europa

10 Novembro 2020

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Eurocidade Chaves Verín, a convite da Associação das Regiões Fronteiriças da Europa (ARFE), teve a oportunidade de apresentar o projeto-piloto para o transporte urbano transfronteiriço ocasional (TUT) na Conferência Anual das Regiões Fronteiriças da Europa, realizado de 4 a 6 de novembro e que reuniu mais de 100 participantes oriundos de todas as fronteiras da UE.

O projeto TUT, promovido pela Eurocidade, conta com o apoio de fundos FEDER, no âmbito do programa Interreg Espanha-Portugal e da iniciativa B-Solutions, promovida pela ARFE e pela Comissão Europeia através da qual foi possível dar início ao serviço de transporte ocasional de caráter gratuito.
O Diretor Executivo da Eurocidade Chaves-Verin , Pablo Rivera, explicou como o programa B-solutions tem contribuído para unir as cidades vizinhas de Chaves e Verín, através da fronteira, promovendo um aprofundamento da cooperação territorial e da coesão social.

É a primeira iniciativa de transporte urbano transfronteiriço numa Eurocidade na Europa. Atualmente,o AECT Chaves-Verín está a implementar o roteiro proposto pelo perito jurídico que permitirá a ligação regular da Eurocidade ao mesmo tempo que permite aos eurocidadãos (55.000 habitantes) o acesso a um amplo leque de atividades culturais, desportivas e de formação conjuntas em ambos os lados da fronteira, aumentando a mobilidade da mão de obra transfronteiriça, melhorando o acesso aos cuidados de saúde, ao território e na promoção do turismo.

Foi também feita referência à aprovação da nova candidatura apresentada ao 3.º apelo de soluções B para definir fórmulas que facilitem o trabalho transfronteiriço realizado no domínio da proteção civil e de emergências nos dois lados da fronteira.

Refira-se que a Associação das Regiões Fronteiriças Europeias (ARFE) foi fundada em 1971 pelas primeiras regiões fronteiriças que iniciaram a cooperação transfronteiriça na Europa após a Segunda Guerra Mundial, reforçando a integração dos cidadãos além das fronteiras nacionais. Atualmente tem cerca de 100 membros da União Europeia e de países vizinhos. A ARFE trabalha em nome das regiões fronteiriças e transfronteiriças da Europa com o objetivo de: destacar o seu papel no panorama político; representar os interesses comuns; melhorar a cooperação entre as regiões fronteiriças da Europa; promover o intercâmbio de experiências, informações e soluções para obstáculos comuns.