Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

“Sabores de Chaves-Feira do Pastel” promove aliança entre o Pastel de Chaves e a música tradicional Folk

15 Julho 2015
imagem
 
Nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, o Jardim Público da cidade flaviense irá receber a terceira edição da “Sabores de Chaves - Feira do Pastel”. A iniciativa irá contar com 14 expositores dedicados exclusivamente ao pastel de Chaves e 24 expositores de produtos gastronómicos locais, artesanato e pequenas tasquinhas. 
 
Após o sucesso do ano transato o programa de atividades do certame contempla a realização da segunda edição do concurso, do “Pastel de Chaves XXL”, para a confeção de Pasteis de Chaves em grandes dimensões. O Pastel com maiores dimensões e com proporcionalidade semelhante ao formato original será o vencedor da iniciativa. 
 
Os Pasteis “gigantes” serão apresentados e avaliados pelas 16h30 do dia 31 de julho. Depois de apurado o vencedor, os visitantes da feira presentes serão convidados a degustar os produtos apresentados a concurso.
 
Em paralelo, vai decorrer a 5ª edição do Festival de Música Tradicional Folk de Chaves — Flaviae fest, que promete um ambiente único, com a envolvência do rio Tâmega e a Ponte Romana, com atuações de grupos de renome internacional, a divulgação da nossa música tradicional e a mostra de novos projetos de música do mundo. A iniciativa contará com a presença de grupos como Sebastião Antunes & Quadrilha, Pé Na Terra, Projecto Enraizarte, Ósmavati, Myrica Faya, Velha Gaiteira, Cabra Cega, IPUM e FanfAAC.
 
O evento é organizado pela empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB, EIM, SA), em colaboração com a Câmara Municipal de Chaves, Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT) e Academia de Artes de Chaves (AAC).

O Pastel de Chaves

O Pastel de Chaves, com 153 anos de existência, foi classificado em final de 2012 como produto com Indicação Geográfica (IG), conquistando em maio deste ano o título de Indicação Geográfica Protegida (IGP). 
 
O reconhecimento do Pastel de Chaves veio permitir a sua maior proteção e valorização, ficando assim proibidas quaisquer práticas de imitação e fraude que possam pôr em causa a genuinidade deste produto. Só o pastel produzido em Chaves poderá ser vendido como Pastel de Chaves, e ao adquirir um produto que beneficie de uma IGP o consumidor tem a garantia que o produto foi produzido através de métodos ancestrais, que possui características sápidas e aromáticas inigualáveis, e que foi sujeito a um rigoroso sistema de controlo independente, instituído ao longo da sua fileira de produção.
 
A sua produção diária ascende a mais de 25.000 unidades, confecionadas por cerca de três dezenas de empresas locais. A maioria das pastelarias da cidade produz e vende nas suas próprias instalações, estando o produto em franca expansão tendo em conta que já é comercializado em vários pontos do país, sendo o mesmo transportado congelado.
 
O Pastel de Chaves é, deste modo, um símbolo da pastelaria do concelho de Chaves que concentra em si pormenores históricos e culturais que vale a pena conhecer e divulgar.