Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Festa dos Povos em Aqvae Flaviae atraiu mais de 60 mil visitantes

27 Agosto 2019

Chaves regressou ao Império de Tito Flávio Vespasiano na sétima edição do Mercado Galaico-Romano, um evento que contou com centenas de figurantes.

Foram três dias de muita animação e folia entre os Povos de Aqvae Flaviae, numa festa com história, repleta de saberes, sabores, cor, música e magia. Foi assim no fim-se-semana passado em Chaves, onde os romanos e os povos galaicos regressaram para recriar o ambiente histórico da cidade, atraindo mais de 60 mil visitantes oriundos de vários pontos do país e do estrangeiro, em especial da vizinha Galiza.

Com o objetivo de promover a cidade, o seu património e gastronomia a "Festa dos Povos" incluiu um programa cultural diversificado e temático, com recriações históricas, sendo o mercado galaico-romano palco principal para saberes ancestrais, simulações bélicas, recriações mitológicas, interpretações musicais, bailados, circus maximus e cortejos, envolvendo 118 expositores (artesãos, artífices e mercadores) e centenas de figurantes.

Pelas alamedas do Tabolado e de Trajano passaram legionários, gladiadores, senadores, mendigos, escravos, falcoeiros e divindades, num regresso ao império galaico-romano onde os visitantes puderam reviver e percorrer o Panteão dos Deuses, o Senado, o Acampamento da Guarda de Honra do Imperador Tito Flávio Vespasiano ou o Circus Maximus.

Para o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, "este evento cultural é, sobretudo, um ponto de encontros, de festa, de convívio, de lazer, que permite a turistas, emigrantes e flavienses conhecer melhor a história local numa recreação das vivências das sociedades galaicas e romanas".

O evento foi organizado pelo Município de Chaves e EHATB - Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso.

img_4317__medium_
img_4338__medium_
img_4386__medium_
img_4482__medium_
img_4527__medium_
img_4460__medium_
img_4567__medium_