Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

SANEAMENTO BÁSICO DE FRANCE E DA GRANJINHA

28 Julho 2015

imagem

FRANCE

No seguimento da informação prestada relativamente a projetos aprovados em regime de overbooking, o Município de Chaves viu aprovada a operação (POVT-12-0146-FCOES-000321) designada por “Saneamento Básico de France””, ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), no âmbito do respetivo regulamento específico, Eixo Prioritário II: “Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos (FC)”, Domínio de Intervenção: “Ciclo Urbano da Agua”.
Esta operação visa os seguintes objetivos:
  • Construção da rede de drenagem de aguas residuais, na povoação de France, incluindo a instalação duma ETAR compacta e a ampliação da rede de distribuição de agua. 
  • A rede de drenagem de aguas residuais é constituída por duas bacias de drenagem, sendo que as aguas residuais de uma delas são bombeadas para a bacia que drena para a ETAR, através duma estacão elevatória (EE) compacta e respetiva conduta elevatória. 
  • Assim, foram instalados 3.900 ml de tubagem de saneamento, 3.806 ml de tubagem de abastecimento de água, 150 ramais de saneamento e 148 ramais de abastecimento, uma EE compacta e uma ETAR compacta.
  • As infraestruturas encontram-se concluídas e em funcionamento.
  • Promover a qualidade ambiental de espaços rurais de baixa densidade; Desativar as fossas sépticas existente. 
  • Aumentar o número de utentes em cerca de 3% servidos por redes de drenagem de águas residuais.
O Custo Total do Investimento foi de 212.205,29 euros (518,20 euros considerados não elegíveis), com uma taxa de cofinanciamento de 85% (Fundo de Coesão), correspondente a 179.934,03 euros.
 

GRANJINHA

No seguimento da informação prestada relativamente a projetos aprovados em regime de overbooking, o Município de Chaves viu aprovada a operação (POVT-12-0154-FCOES-000190) designada por “Saneamento Básico da Granjinha””, ao Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT), no âmbito do respetivo regulamento específico, Eixo Prioritário II: “Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de Riscos (FC)”, Domínio de Intervenção: “Ciclo Urbano da Agua”.
Esta operação visa os seguintes objetivos:
  • Realização das infraestruturas ‘em baixa’ de distribuição domiciliária de água para consumo humano numa extensão de 2500 ml e expansão das redes de drenagem na aldeia de Granjinha pertencente a freguesia de Vale de Anta, numa extensão de 5.860 ml de coletores de águas residuais e instalação de uma estação elevatória imprescindível ao sistema de drenagem, face a morfologia do terreno.
  • Os objetivos destas intervenções são de interesse público e de prestação de serviços essenciais as populações, designadamente através da ligação de alojamentos a rede pública de saneamento e do abastecimento de água.
O Custo Total do Investimento (elegível na sua totalidade) foi de 478.681,22 euros com uma taxa de cofinanciamento de 85% (Fundo de Coesão), correspondente a 405.879,04 euros.