Passar para o Conteúdo Principal

brasao cm chaves

pesquisar
 

Municípios de Chaves e Angoulême pretendem futura geminação

21 Outubro 2016
Ontem, na Câmara Municipal de Chaves, foi assinada a Carta de Compromisso de geminação, que quer promover a união entre duas cidades com características muito semelhantes

Os municípios de Chaves e Angoulême, em França, assinaram ontem uma Carta de Compromisso, um acordo preliminar que manifesta intenção no estabelecimento de uma futura geminação entre os dois municípios.

Entre outros objetivos, esta geminação visa desenvolver e fomentar políticas destinadas à juventude, através de intercâmbios escolares e de outras ações que venham a revelar-se necessárias para o aprofundamento e estreitamento das relações entre ambas as populações. Este acordo prevê igualmente a permuta e partilha de ações, socioculturais e desportivas, destinadas a todas as faixas etárias e camadas sociais dos dois municípios.

Esta assinatura foi o primeiro passo para a futura geminação. Entretanto, até ao final do ano, este acordo deverá ser aprovado em reunião de Câmara Municipal e sancionado pela Assembleia Municipal.

Durante a cerimónia, nos seus discursos, ambos os autarcas destacaram as semelhanças dos dois municípios: as duas cidades são banhadas por rios que unem as margens, o Tâmega em Chaves e o Charente em Angoulême; o fio condutor e identificador, com reflexos na história das duas cidades, com pendor comum assente na romanização e Idade Média; a grande oferta turística e monumental através dos respetivos centros históricos e de outros importantes recursos; bem como a riqueza arqueológica e arquitetura de referência nos seus edifícios.

Após uma breve apresentação do município flaviense, António Cabeleira manifestou desejos de que, mais do que o estreitamento de relações entre os dois municípios, este acordo traga oportunidades para Chaves e para os residentes no município de Angoulême, sobretudo no que concerne a troca de experiências e conhecimento entre a população jovem.

No seu discurso, o autarca de Angoulême apresentou, em traços gerais, as principais características da localidade que representa, um município situado no coração do sudoeste de França, cuja atividade principal é a indústria e com uma vasta riqueza cultural e económica. Xavier Bonnefont falou dos principais eventos culturais realizados em Angoulême e de como pode ser vantajoso este estreitamento de relações, destacando as características sociáveis dos habitantes desta localidade francesa.

Recorde-se que o município de Chaves tem já geminações com Talence (França), Differdange (Luxemburgo), Nampula (Moçambique) e Bafatá (Guiné Bissau).

GEMINACAO1
GEMINACAO2
GEMINACAO3
GEMINACAO4