Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Orçamento Participativo permite recolha foto etnográfica da cultura popular

03 Abril 2019

Projeto Avivar visa registar e divulgar, através da fotografia e da escrita, património material e imaterial existente no concelho

No âmbito do Orçamento Participativo (OP) de Chaves, o Município está a desenvolver o projeto “Avivar - Recolha foto etnográfica da Cultura Popular”, proposta vencedora da Componente 2 - Promoção e Dinamização - Projetos de âmbito Cultural e Desportivo, na edição de 2017 do OP.

Este projeto pretende registar e divulgar, através da fotografia e da escrita, o património material e imaterial existente no meio rural do concelho de Chaves, traduzindo-se numa recolha foto etnográfica dos aspetos mais marcantes da nossa cultura popular, herança secular que ainda resiste no meio rural.

Orçado em 30 mil euros, foi apresentado por António Manuel Martins e decorrerá até ao final do presente ano, repartido em três fases distintas, sendo que as duas primeiras já se encontram em execução.

A primeira fase é a investigação da cultura popular, através da recolha de dados existentes e de novas investigações. A segunda fase contempla os registos fotográficos da cultura popular (gentes, tradições, lugares), abertos à população. A terceira parte será a apresentação dos resultados através de um colóquio/debate, uma exposição fotográfica, bem como a apresentação de um livro foto etnográfico com textos alusivos à cultura popular (contos, lendas, rezas, tradições ancestrais, entre outros) e a criação de um web site. Esta terceira fase será o culminar de todo o trabalho de campo efetuado.

O trabalho terá conteúdo para os seis roteiros turístico culturais do concelho. Serão traçadas rotas da terra e da gente, registando em fotografia e texto essas peculiares caraterísticas endógenas, tão genuínas, tão pertencentes à nossa identidade, num legado que é valioso.

Paralelamente, está em curso a sinalização de seis percursos pedestres em natureza, que permitirão caminhadas nas seguintes freguesias:

- Trilho de Vidago / Arcossó, contemplando as localidades de Vidago, Arcossó e Vilarinho das Paranheiras;

- Trilho de Seara Velha / Castelões, contemplando as localidades de Seara Velha, Calvão e Castelões;

- Trilho de Vilarelho da Raia, contemplando as localidades de Vilarelho da Raia, Cambedo e Vilela Seca;

- Trilho do Castelo de Monforte, contemplando as localidades de Avelelas e Sobreira;

- Trilho da Quinta do Rebentão, contemplando as localidades de São Pedro de Agostém e Ventozelos;

- Trilho dos Moinhos de São Lourenço, contemplando as localidades de S. Lourenço e Cela.