Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Chaves comemora hoje 100 anos da atribuição da mais alta condecoração portuguesa

24 Março 2019

O Município, em colaboração com o Regimento de Infantaria Nº 19, que também recebeu semelhante distinção assinala hoje o centenário da atribuição da sua mais alta condecoração, o Grau Oficial da Ordem da Torre Espada, do Valor, Lealdade e Mérito.

O programa protocolar iniciou na Praça de Camões, com o Hastear da Bandeira Nacional, com a presença das três corporações de bombeiros do concelho, sendo interpretado o Hino Nacional e a Marcha de Chaves, pelo Coral de Chaves.

A cerimónia teve continuidade em Sessão Solene, realizada nos Paços do Concelho, com a exposição das insígnias e as alocuções do Presidente da Câmara, Nuno Vaz e do Comandante do Regimento de Infantaria Nº 19, João da Silva Caldeira.

Para o autarca flaviense “a evocação desta efeméride tem um particular significado para os flavienses, pois representa o reconhecimento público, ao mais alto nível do poder político da nação, do papel preponderante que os flavienses, homens e mulheres de valor, tiveram na defesa e afirmação da República.”

Nesta comemoração conjunta, o comandante do RI 19 assumiu este momento como “uma celebração em que a cidade envolve o seu Regimento, num único propósito, tal como em 1919. Num enquadramento adverso civis e militares mantiveram-se corajosamente unidos e fiéis à República”.

De referir ainda, que as insígnias estarão patentes ao público, a partir de segunda feira, no Museu da Região Flaviense.

Pelas 16h00, decorrerá um Concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, no Auditório do Centro Cultural de Chaves.

DSC_6206
DSC_6213
DSC_6228
DSC_6247
DSC_6249
DSC_6254
DSC_6260