Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Praga origina abate de árvore infetada

12 Fevereiro 2019

No âmbito do acompanhamento fitossanitário dos parques e jardins da cidade, o Município assinalou como prioritária a intervenção numa árvore, de grande porte, por estar severamente afetada por uma praga vulgarmente conhecida por Lagarta do Pinheiro.

Localizada em espaço público, mais precisamente na Avenida da Trindade, União de Freguesias de Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, esta árvore da espécie cedrus deodara será alvo de abate por não haver possibilidade de efetuar a aplicação adequada do inseticida para a eliminação da praga, tendo em conta a sua localização, as características estruturais e a sua dimensão.

Trata-se de um caso severo, onde já são visíveis casulos de lagartas dispersos por toda a copa e que têm vindo a provocar a perda de densidade e secagem da árvore. Com a eclosão das lagartas e dispersão para a via pública, estas têm vindo a afetar habitações, pessoas e animais domésticos.

No sentido de garantir a preservação da segurança sanitária do espaço e dada a elevada toxicidade dos vermes existentes, torna-se prioritária a erradicação da árvore, que tem provocado também, com as suas raízes, danos estruturais no muro exterior.

DSC_4756
DSC_4758
DSC_4761
DSC_4767
DSC_4764