Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

“Privilégios de Chaves” revela três factos de uma cidade desconhecida

11 Fevereiro 2019

A Biblioteca Municipal de Chaves acolheu, no passado dia 8 de fevereiro, na Sala Multiusos, a sessão de apresentação do livro" Privilégios de Chaves”, da autoria de Manuel José Carvalho Martins, uma obra editada e promovida pelo Grupo Cultural Aquae Flaviae.

A sessão foi presidida pelo Vice-Presidente da Câmara, Francisco Melo, que manifestou proveitoso o apoio municipal ao Grupo Cultural Aquae Flaviae, tendo em conta os resultados apresentados. Acrescenta ainda que “o trabalho é meritório pelo que traz de polémico, pelo despertar para novas realidades e na força com que posiciona Chaves no contexto nacional".

Para a Presidente do Grupo Cultural Aquae Flaviae, Maria Isabel Viçoso, o autor "é merecedor de gratidão intelectual pela dedicação e interesse dos estudos produzidos". Prestigiado e reconhecido pelo empenho em divulgar acontecimentos históricos ancestrais de difícil interpretação, o seu trabalho é suportado pela toponímia e a lógica aristotélica, formalizando silogismos traduzidos em obras que coloca à disposição de interessados leitores sobre a génese histórica do povoamento de Chaves e região do Alto Tâmega.

A apresentação do autor e obra esteve a cargo de Maria Aline Caetano, também colaboradora assídua do Grupo Cultural Aquae Flavia e admiradora da vasta obra publicada e do rigor dos trabalhos apresentados.
Considera que este "é um contributo literário que muito dignifica Chaves ao historiar três importantes acontecimentos da sua vivência, traduzidos nas célebres Colunas, na génese flaviense de Camões e na hipótese documentada de a povoação do Castelo ter sido Paróquia".

DSC_4726
DSC_4733
DSC_4741
DSC_4735
DSC_4749