Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Projeto que pretende tornar Chaves num centro de inclusão e multiculturalidade arranca terça-feira

15 Novembro 2018

Vêm de sete países, têm entre 18 e 30 anos e trabalham como voluntários em Organizações Não-Governamentais. É já no dia 20 de novembro que os 35 jovens internacionais chegam a Chaves para o projeto Europeu ‘Hide it beyond the Hill – Migration and discrimination in Trás-os-Montes region’, coordenado pela Associação Inspira!.

Munidos das suas experiências e conhecimentos como voluntários em países envolvidos na atual crise migratória ou em zonas conhecidas como fonte de discriminação a minorias, estes jovens vão intervir na comunidade flaviense com diversas ações de sensibilização e educação não-formal à população local.

De 20 a 29 de novembro, a Associação Inspira! e os seus participantes vão organizar workshops, formações, debates, simulações, intervenções de rua e peddy-papers pelas atrações da cidade, envolvendo também a população jovem local nas mesmas.

O intercâmbio culminará num teatro final apresentado pelos participantes do projeto no Auditório do Teatro Experimental Flaviense, no qual os mesmos esboçarão situações de opressão vividas ou presenciadas nos seus países de origem, interagindo com o público local e entabulando debates sobre as situações apresentadas.

Este projeto conta com o apoio da Câmara de Chaves, é financiado pela Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação, sob as diretrizes da Comissão Europeia e contará com jovens de Portugal, Marrocos, Grécia, Roménia, Ucrânia, Turquia e Jordânia.

Esta é a primeira das várias atividades de intercâmbio Erasmus+ planeadas pela Inspira! para a cidade de Chaves, que, já em abril receberá um novo grupo de jovens, desta vez para promover o empreendedorismo jovem em zonas rurais como forma de desenvolvimento demográfico destas regiões isoladas.

Segundo o Presidente da Associação Inspira!, Renato Gil, “o objetivo do nosso trabalho europeu é, a longo prazo, mudar o paradigma da juventude na cidade e região, promovendo a criação de oportunidades, o empreendedorismo jovem, a dinamização cultural e social e, acima de tudo a alteração da mentalidade e atitude da comunidade flaviense em relação aos seus jovens”.