Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Internacionalizar o Alto Tâmega em debate com empresários de Chaves

20 Setembro 2018

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Chaves, Francisco Melo, presidiu ontem à Sessão de Abertura do Encontro Temático para apreciação, pelos empresários locais, do Programa de Apoio à Definição da Estratégia de Internacionalização e Abordagem a Mercados Prioritários para os Produtos Endógenos da Região do Alto Tâmega, que decorreu na sede da Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT), em Chaves.

O estudo apresentado, desenvolvido no âmbito do programa referido, envolveu os seis municípios da CIM AT, na procura de uma estratégia conjunta de internacionalização, e foi financiado pelo FEDER, através do programa NORTE2020, a que a CIM AT e a AMAT se candidataram.

O Vice-Presidente da Câmara, na sua intervenção, referiu que “este programa visa levar à prática a execução de uma estratégia conjunta, que alargue e diversifique os mercados para produtos endógenos da região, ao mesmo tempo que identifica os mercados, em contexto global, que garantam vender a preços mais elevados e estimulem a criação de valor para as empresas”.

A definição das estratégias de internacionalização e abordagem apresentada cingiu-se aos mercados para o Vinho, Azeite, Água, Mel, Castanha, Carne, Enchidos, Rochas Ornamentais e Turismo. Perspetiva-se, para estes produtos, o reforço da capacidade competitiva e o crescimento do volume de produção.

O debate técnico contou o contributo da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT) na apresentação do projeto e respetiva metodologia de trabalho, fazendo-se representar pelo Primeiro Secretário Ramiro Gonçalves.

IMG_0303
IMG_0312