Passar para o Conteúdo Principal

Logótipo CM Chaves

pesquisar
 

Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso recebe nova exposição do conceituado designer João Machado

18 Outubro 2017
Intitulada ARTE DA COR, mostra será inaugurada no próximo dia 28 de outubro

O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA) apresentará, a partir do próximo dia de 28 de outubro, uma nova e extensa exposição consagrada à obra do internacionalmente aclamado designer João Machado.

Comissariada por António Augusto Joel, a mostra estará patente no MACNA até dia 8 de abril do próximo ano.

A presente exposição exibirá vários desenhos originais, executados a tinta da china, que foram reproduzidos em diversas obras de literatura infantil durante a década de 1980, bem como desenhos de carácter satírico, iconoclasta e algumas importantes obras inéditas.

Estarão ainda patentes muitas das esculturas abstratas que João Machado executou, evidenciando a contemporaneidade da sua criação escultórica, uma plena sintonia com os movimentos artísticos internacionais e uma inegável interligação com a sua posterior produção cartazística.

Entre os mais de 150 cartazes expostos, poderá documentar-se a contribuição do artista para a definição de uma icónica e inequívoca identidade da Associação Industrial Portuense, ocorrida durante a década de 1980, a consolidação da imagem do Cinanima, ao longo de 40 anos, a ligação do autor a causas ecológicas e ambientais, e o gradual estabelecimento de uma consagrada carreira internacional.

Alguns dos motivos destes cartazes serviram ainda como leit-motiv para a criação experimental de peças tridimensionais, que procuram explorar as fronteiras entre a obra efémera, o cartaz e a escultura.

Nascido em Coimbra, no ano de 1942, João Machado licenciou-se em escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde veio também a ser professor de Desenho Gráfico.

Iniciando o seu percurso pela escultura, sem nunca esquecer o desenho, João Machado concebeu, na transição da década de 1960 para 1970, algumas esculturas abstratas, criando posteriormente diversos desenhos e ilustrações para inúmeros livros e publicações periódicas, algumas dezenas de selos postais e centenas de cartazes.

Autor exclusivo dos cartazes do Cinanima, Festival Internacional do Cinema de Animação, desde a sua criação em 1977, João Machado foi agraciado já com diversas altas distinções internacionais, como o ICOGRADA Excellence (1999).

Na área do design, recebeu ainda o Grande Prémio ASIAGO (2005, 2007, 2010, 2014), pelas suas criações na área da filatelia, e nas áreas de Design e Poster Annual, os galardões Platinum (2014, 2017), Gold (2007-2017) e Silver (2014, 2017) da GRAPHIS, instituição que já lhe havia concedido o grau de Design Master em 2014.