Passar para o Conteúdo Principal

logotipo

pesquisar
 

Livro reúne seleção de fotografias das três primeiras edições do concurso “FotoGrafa!”

Fotografa livro principal 1 1024 2500
11 Setembro 2017

Livro “FotoGrafa! 2015-2017” foi apresentado no passado sábado, aquando da cerimónia de entrega de prémios da última edição do concurso.

“A fotografia das fotografias”. Foi assim descrito o livro “FotoGrafa! 2015-2017”, que reúne uma amostra, o mais abrangente possível, das melhores imagens (todas elas premiadas) das três primeiras edições do concurso “FotoGrafa! Raid Fotográfico Cidade de Chaves”. Num formato minimalista, este livro compila variadas imagens do concelho de Chaves, através de diferentes olhares e utilizações da objetiva.

A apresentação do livro teve lugar no passado sábado, 9 de setembro, no auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA), aquando da cerimónia de entrega dos prémios aos participantes da última edição do concurso “FotoGrafa! Raid Fotográfico Cidade de Chaves”, levado a cabo nos dias 8 e 9 de julho, que contou com cerca de meia centena de fotógrafos.

Trata-se de um concurso dirigido aos entusiastas da fotografia, organizado pela Câmara Municipal e pelo grupo Chaves Intemporal, tendo como objetivo promover a fotografia, os jovens talentos e a beleza da região.

Para o Presidente da Câmara de Chaves, António Cabeleira, a publicação deste livro vai contribuir para uma maior visibilidade do município de Chaves, da cidade e do território, através do olhar cuidado dos fotógrafos que participaram na iniciativa e da acuidade estética dos organizadores e dos elementos do júri que colaboraram na sua edição.

Para Paulo Pinto, um dos membros do júri do referido concurso, este é certamente o melhor livro de fotografia alguma vez editado por alguma autarquia.

O livro pode ser adquirido no Museu da Região Flaviense, onde está patente, até ao próximo dia 29, a exposição de fotografias apresentadas a concurso este ano, bem como no MACNA e na Biblioteca Municipal.

Refira-se que a iniciativa se insere no Projeto “Chaves Intemporal”, uma das propostas vencedoras do primeiro Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Chaves e que tem desenvolvido um conjunto de eventos de promoção do centro-histórico e do património da cidade flaviense, através da fotografia.

Na cerimónia procedeu-se também à entrega de prémios aos vencedores do raid fotográfico. A atribuição de prémios nas diferentes categorias distribuiu-se do seguinte modo:

Melhor Série Fotográfica:

1.º Prémio: concorrente nº 41, Marco António Areias Alves;
2.º Prémio: concorrente nº 58, Carolina Pinheiro;
3.º Prémio: concorrente nº 38, António Manuel Lopes de Oliveira.

Melhor Fotografia:
concorrente nº 5 (no tema 3, Chaves Intemporal), André Paulo Borges.

Melhor Fotografia de Concorrente residente no concelho de Chaves:
concorrente nº 16, António José da Cunha.

Melhor Fotografia por Tema:

Tema 1, “Curvas e Retas, as pessoas e as arquiteturas”:
concorrente nº 30, Carminho Martins;

Tema 2, “A Noite e as Sombras, em Aquae Flaviae”:
concorrente nº 41, Marco António Areias Alves;

Tema 3 “Chaves Intemporal”:
concorrente nº 5, André Paulo Borges.

O júri decidiu ainda conceder diplomas de Menção Honrosa aos seguintes concorrentes:

No tema um, “Curvas e Retas, as pessoas e as arquiteturas”: concorrente nº 41.
Marco António Areias Alves; concorrente nº 26, Francisco José Guimarães Fonseca.

No tema dois, “A Noite e as Sombras, em Aquae Flaviae”: concorrente nº 6, Sara Barros; concorrente nº 33, João Martins.

No tema três, “Chaves Intemporal”: concorrente nº 16, António José da Cunha; concorrente nº 4, José Freitas.

Fotografa livro 1 1024 2500
Fotografa livro2 1 1024 2500
Fotografa livro3 1 1024 2500
Fotografa livro4 1 1024 2500