Passar para o Conteúdo Principal

logotipo

pesquisar
 

Sabores de Chaves e Festival Identidades uma união de sucesso que cresce de ano para ano

Img 4332 1 1024 2500
09 Agosto 2017

Chaves esteve em festa no passado fim-de-semana com mais um evento “Sabores de Chaves – Pastel”, que, com a junção do Festival Identidades, mostrou novamente ser uma combinação de sucesso. O Jardim Público de Chaves encheu-se de vida, com muitas iguarias, animação e música tradicional, tendo atraído milhares de visitantes.

O protagonista foi o Pastel de Chaves, mas não faltou o artesanato, os licores, compotas, doces, e outros produtos da terra, uma vez que esta feira faz parte dos certames realizados, ao longo do ano, sob a marca “Sabores de Chaves”.

Como complemento à mostra, o Festival Identidades criou um ambiente único, onde as atuações de grupos de renome, a divulgação da música tradicional e a mostra de novos projetos musicais se associaram à venda, exposição e prova dos sabores e saberes tradicionais, muito apreciados por quem nos visita.

Esta 5.ª edição do “Sabores de Chaves – Pastel”/Festival Identidades, foi organizada pela Câmara Municipal de Chaves e empresa Empreendimentos Hidroelétricos do Alto Tâmega e Barroso (EHATB, EIM, SA), em colaboração com a Academia de Artes de Chaves (AAC), a Associação Empresarial do Alto Tâmega (ACISAT), o Projecto Enraizarte e a Associação INDIEROR.

Concurso apura vencedor do “Pastel de Chaves XXL”

Depois do sucesso das três edições anteriores, este ano voltou a realizar-se o concurso do “Pastel de Chaves XXL”, onde foram confecionados pastéis em grandes dimensões. O concurso conta com a participação de empresas locais, que ano após ano tentam superar o desafio de confecionar o maior Pastel de Chaves alguma vez produzido. Foram três os jurados que decidiram a quem atribuir o prémio, baseando-se em três critérios: dimensão, imagem e características do folhado e recheio.

O vencedor deste ano foi a empresa “D’ Chaves”, com um Pastel XXL que superou os 150cm de comprimento. No final, como vem sendo hábito, os pastéis confecionados no âmbito deste concurso foram dados a degustar aos visitantes do certame, que provaram o sabor típico desta iguaria, feita de uma massa estaladiça e folhada, combinada com um recheio apurado de carne de vitela picada.

Dsc07786 1 1024 2500
Dsc07792 1 1024 2500
Img 9212 1 1024 2500